Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 20/05/2013

Ponta Porã recebe curso sobre descarte de embalagens de defensivos

Capacitação será ministrada entre terça e quinta-feira.

Senar/MS

Segundo dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), em 2012, Mato Grosso do Sul recolheu 2.240 toneladas de embalagens usadas no campo, garantindo a devolução e tratamento ambiental correto.

Este procedimento está previsto na Lei Federal n° 9.974/2000, que dispõe sobre a pesquisa, experimentação, produção, embalagem, transporte, armazenamento, comercialização, utilização, importação, exportação, destino final dos resíduos e embalagens, registro, classificação, controle, inspeção e fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins.

Para garantir os índices de recolhimento e a segurança dos trabalhadores que atuam diariamente com agrotóxicos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), oferece o curso NR 31 para Trabalhadores com Agrotóxicos. A Norma Regulamentadora n° 31, do Ministério do Trabalho, é composta por 23 itens e relacionada à atuação na agricultura, pecuária, aquicultura, silvicultura e exploração florestal.

A próxima edição do curso gratuito acontece entre os dias 21 e 23 de maio, em Ponta Porã (MS) e é realizado em parceria com o Sindicato Rural do município.

Segundo o instrutor do curso, o engenheiro agrônomo e de segurança no trabalho, Alberto Ribeiro de Almeida, Mato Grosso do Sul apresenta crescente demanda de mão de obra qualificada e para manter o estado em destaque no que diz respeito às normas exigidas para o descarte adequado de embalagens de agrotóxicos e a segurança dos trabalhadores, esta capacitação é essencial.

“Alguns segmentos, como as usinas, por exemplo, estão em franca expansão e com grande demanda de funcionários. É importante capacitar estas pessoas para que elas tenham conhecimento sobre manuseio, procedimentos, normas de segurança e descarte, no que diz respeito aos agrotóxicos e embalagens”, avalia.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no Sindicato Rural de Ponta Porã, pelo telefone (67) 3433-3044. As aulas são gratuitas.