Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 24/04/2013

Seminário em MS vai discutir sistemas agroflorestais e produção integrada

Evento será promovido em junho, em Campo Grande.

Fundação MS

Com cerca mais de 10 milhões de hectares em áreas de pastagem com algum grau de degradação, o Centro-Oeste se torna uma região com grande potencial para aplicação de sistemas de produção agroflorestal. Isso porque um doa maiores benefícios deste sistema está na recuperação de solos e pastagens por meio da reposição de nutrientes provenientes da rotação de culturas empregada no consórcio.

Com o intuito de reunir especialistas no assunto e debater conceitos básicos de manejo de sistemas de integração (silvipastoris, agrossilvipastoris e agrossilviculturais) no Estado, a Fundação MS, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias – Embrapa e o Grupo de Estudos em Sistemas Agrofloestais (GESAF/UFGD), promovem no mês de junho, o Seminário “Sistemas Agroflorestais e Desenvolvimento Sustentável: 10 Anos de Pesquisa”.

O evento tem como objetivo ser um canal para discussão e disseminação de informações a cerca do tema, reunindo produtores rurais, especialistas e casos de sucesso que debaterão técnicas de implementação e manejo adequado para cada sistema, além de discutir os investimentos necessários e benefícios alcançados com o uso deste sistema na propriedade rural e ao meio ambiente.

A Fundação MS, que desenvolve, há 15 anos, pesquisas nesta área, destaca a importância do evento para o setor agropecuário. Segundo o biólogo e pesquisador Alex Melotto, este será o canal para que se possa fomentar o debate sobre o assunto sustentabilidade nos sistemas de produção. “Com este encontro, teremos uma troca de informação valiosa, podendo compartilhar experiência com especialistas do Brasil e do mundo”, afirma o pesquisador.

O encontro também comemora 10 anos da realização do primeiro grande evento da área no MS e contará com uma visita técnica a uma propriedade do Grupo Mutum, para acompanhar os trabalhos realizados na integração Lavoura, Pecuária e Floresta. O encontro acontece de 24 a 27 de junho deste ano, no Auditório “Arquiteto Arnaldino da Silva” do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul – CREA/MS.