Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 16/04/2013

Expogrande tem dia dedicação a integração lavoura-pecuária-floresta

Evento será promovido nesta quarta-feira (17), no Parque de Exposições.

Fundação MS

Durante a Expogrande 2013 ocorrerá o Dia da Integração Lavoura Pecuária e Floresta, promovido pela Fundação MS e Rica Comunica. O evento será no dia 17 de abril e tem o objetivo de aproximar o produtor rural deste sistema de produção. A ideia é mostrar que, além de sustentável, esta é uma forma de aproveitar melhor a área da propriedade, aprimorando a produção e gerando lucros.

A programação do evento inclui palestras e discussões, e também traz um caso de sucesso, o produtor rural e presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes.

Novaes vai mostrar aos produtores que é possível administrar a propriedade de forma que haja sinergia entre as culturas. “A gestão com este tipo de sistema é mais complicada, porém gera bons resultados.”

Com a palestra o produtor, que utiliza o sistema de consórcio lavoura-pecuária-cana em sua propriedade, pretende mostrar as vantagens que a integração proporcina. “Queremos mostrar ao produtor a viabilidade da integração e como ele pode diversificar a renda de maneira sustentável”, enfatiza Luiz Alberto.

Outra trata do manejo da pastagem em iLPF e será ministrada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Ademir Hugo Zimmer.

Ter uma pastagem bem manejada, com todas suas necessidades atendidas é essencial. Uma vez que ela é bem conduzida, fornece maior qualidade e quantidade de alimento ao gado, traz boa cobertura ao solo e possibilita o plantio direto de grãos.

Caso haja floresta, a pastagem deve estar bem nutrida para que se adapte ao sombreamento.

“O manejo da pastagem é importante sempre, mas no sistema de iLPF é ainda mais”, afirma o pesquisador. Segundo Zimmer, o manejo complementa e melhora o resultado tanto da agricultura quanto da pecuária.

“Além de melhor usufruir a extensão territorial da propriedade, o sistema de iLPF permite diversificar a produção, gerando mais renda ao produtor”, declara o engenheiro agrônomo.

Durante a palestra, o pesquisador vai apresentar dados que comprovam que a utilização de técnicas corretas de manejo aumentam a produtividade do campo.

“O manejo e a adubação corretos auxiliam na manutenção da qualidade do solo, o que aumenta tanto a produtividade animal, como agrícola”, esclarece Zimmer.

Este evento é uma realização da Fundação MS, Rica - Soluções em Agronegócios, com o apoio da Acrissul, Agromix, Ourofino, Painel Florestal, Fazenda R3 e SITI - Soluções Integradas em Tecnologia de Irrigação.