Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 07/03/2013

Programa ajuda a recuperar 1,4 mil ha de pastagens degradas em MS

Mais Inovação, do Senar/MS, foi implementado em fase piloto em 31 propriedades do Estado.

Da Redação

O piloto do Programa Mais Inovação, desenvolvido por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso do Sul (Senar/MS) está ajudando a recuperar 1.441 hectares de pastagens degradas no Estado.

A iniciativa, conforme o Senar/MS, está sendo implementada em 31 propriedades rurais do Estado. Os recursos para os trabalhos vêm dos próprios produtores ou de financiamentos via Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Por meio do programa, os técnicos do Senar/MS prestam consultoria e assistência técnica aos produtores. O trabalho é desenvolvido em razão da realidade de cada proprietário. Entre as ações executadas estão a adubação, preparo total do solo, troca de forrageira, consórcio com leguminosa (estilosantes), além de manejos de pastagens, sanitários e nutricionais.

“Nossa meta é atingir o máximo de produtores no Estado. Estamos gradualmente atendendo aos municípios e assistimos que essa fase experimental já serve como multiplicadora de opiniões positivas. A expectativa é que o programa seja um divisor de águas na pecuária de Mato Grosso do Sul, tornando-a novamente uma alternativa viável e de rentabilidade competitiva”, afirma a engenheira agrônoma Daniele Coelho, que coordena o programa.

Mato Grosso do Sul tem, segundo dados do Balanço Anual do Agronegócio Sul-Mato-Grossense (Infoagro), 20 milhões de hectares de pastagens e desse total 9 milhões estariam degradas.

Serviço

O produtor interessado em participar do Mais Inovação deve buscar informações no sindicato rural do seu município. Ele pode ser beneficiado com acompanhamento técnico de sua propriedade pelo período de 12 meses, de forma gratuita. Mais informações no site www.famasul.com.br.