Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 15/01/2013

ETH obtém certificação Bonsucro para sua terceira usina

Reconhecimento da Unidade em Goiás permite exportar etanol para países da União Europeia e Ásia.

Da Redação

A ETH Bioenergia, empresa da Organização Odebrecht que atua na produção e comercialização de etanol, energia de biomassa e açúcar, obteve a certificação internacional Bonsucro para a unidade Rio Claro (na foto em destaque) localizada no município de Caçu, em Goiás. Esta é a terceira Unidade da empresa a receber a certificação que atesta práticas sustentáveis e permite a exportação de derivados da cana-de-açúcar para países da União Europeia e Ásia. O volume de cana certificado nesta Unidade é de mais de 737 mil toneladas.

Em dezembro de 2011, a Unidade Conquista do Pontal, localizada em Mirante do Paranapanema, em São Paulo, também foi reconhecida pelos critérios Bonsucro. Outra Unidade já certificada é Alcídia, em Teodoro Sampaio, também em São Paulo. A certificação exige, ao mesmo tempo, o cumprimento das leis, o respeito aos direitos humanos e trabalhistas, a garantia da sustentabilidade na produção, a preservação da biodiversidade e dos serviços do ecossistema, além de produtividade e melhoramento contínuo dos processos produtivos. O selo vale nos 27 países membros da União Europeia, que precisam elevar consideravelmente o consumo de biocombustíveis até 2020, reduzindo a emissão dos gases de efeito estufa e o impacto nas mudanças do clima.

Para Luiz de Mendonça, presidente da ETH, a sustentabilidade sempre esteve no centro da atuação da empresa, por meio de ações no sentido de zelar pela preservação do meio ambiente, pela conservação da biodiversidade e pelo desenvolvimento das regiões onde a empresa tem operação. “Portanto, a certificação Bonsucro não só nos permite acessar mercados internacionais, como mostra que estamos operando o nosso negócio de forma correta em todas as nossas operações, desde a nossa fundação, em 2007”, finaliza.

A meta da ETH é certificar todas as nove Unidades com o selo Bonsucro até 2014. Além disso, a empresa busca outras certificações para mercados internacionais. Sete Unidades da empresa já concluíram a certificação RFS2(Renewable Fuel Standard), registro do governo americano emitido pela Environmental Protection Agency (EPA) que atesta as práticas sustentáveis da empresa com base em padrões estabelecidos mundialmente e autoriza a comercialização do etanol de todas as unidades da empresa para os Estados Unidos. As Unidades Costa Rica – MS e Água Emendada – GO serão certificadas até março de 2013.