Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 25/06/2015

Usinas de cana no foco de desenvolvimento da tecnologia Titan Pneus

Empresa desenvolve pneus de alta flutuação para eixos livres de transbordo e implementos.

Da assessoria

As perspectivas da retomada nos investimentos e de um crescimento importante nos volumes de produção das lavouras de cana-de-açúcar no Brasil, podendo, inclusive, ultrapassar a marca das 1 milhão de toneladas processadas até o fim desta década, movimenta os bastidores da indústria de pneumáticos no país. O aumento no volume de área a ser manejada decorrente deste cenário que se desenha traz à tona a preocupação com antigos problemas que ensejam a modernização do atual pacote de tecnologias disponíveis; já pensando em produtos desenvolvidos com tecnologia capaz de atender de maneira satisfatória as futuras demandas da indústria de equipamentos originais, além de um incalculável mercado de reposição de peças e acessórios.

A Titan Pneus – detentora da marca Goodyear Farm Tires- há quatro anos desenvolve produtos no Brasil pensando em se antecipar ao crescimento esperado na demanda por pneus dotados de mais tecnologia no setor sucroalcooleiro, e para isso vem adaptando e estimulando o uso do modelo de construção radial de alta flutuação como alternativa ao grande desafio das usinas de conter a compactação do solo gerada pela pressão dos pneus sobre o solo, e ainda proporcionar ganhos de eficiência no consumo de combustível e menos manutenção.

Segundo Leandro Pavarin, gerente de vendas Brasil da Titan, as medidas do pneu 600/50R22.5 - Superflot Radial - apresentada ao mercado em 2014 e, mais recentemente, a apresentação do protótipo do pneu de alta flutuação 600/50R22.5, de produção totalmente nacional, são dois exemplos do trabalho que está sendo desenvolvido e que visa atender de maneira mais eficiente o maquinário presente no campo. “Hoje, a maior preocupação da indústria está em desenvolver o pneu adaptado ao regime de trabalho intenso da agroindústria da cana-de-açúcar, onde uma máquina pode facilmente atingir quatro mil horas de trabalho ao longo de um ano”, destaca.

Paralelo ao anúncio dos novos lançamentos que chegam para atender transbordos de cana e demais implementos agrícolas, a Titan Pneus busca incorporar no mercado novos conceitos, e um deles é a tecnologia LSW (Low Sidewall), responsável por permitir maior estabilidade da máquina, e também a tecnologia IF (Increased Flexion), para maior suporte de carga sem a necessidade de aumentar a pressão interna do pneu.

Na busca constante pela tecnologia ideal para garantir eficiência à operação é necessário que o pneu tenha em sua construção, atributos tecnológicos importantes como capacidade de tração; desenho e profundidade da banda de rodagem adequada ao tipo de operação; carcaça reforçada para suportar a carga e torque dos equipamentos; além de compostos adequados de borracha para cada tipo de operação. Outras variáveis, como as características da operação desses veículos, trajeto, volume de carga, velocidade e temperatura, também indicarão a construção mais adequada, sendo o pneu diagonal ou radial. A maior preocupação neste ramo é a busca por durabilidade e qualidade do produto, diminuindo o desgaste, trazendo mais benefícios, mas sem descuidar do fator preço.