Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 23/04/2015

2º Fórum da Nova Pecuária do MS é realizado em Campo Grande

Evento reúne produtores rurais, pesquisadores e empresas do segmento.

Da Embrapa

Nos dias 27 e 28 de abril, a partir das 08h, a Embrapa Pantanal e a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) irão realizar o 2º Fórum da Nova Pecuária do Mato Grosso do Sul. A iniciativa, que conta com o apoio de diversas entidades do setor e várias unidades da Embrapa, irá acontecer durante a 77ª Expogrande, no Tatersal de Elite 2 do parque de exposições Laucídio Coelho. No evento, serão oferecidas palestras e mesas-redondas sobre temas relevantes para a produção pecuária no estado. A entrada é gratuita.

Reunindo as vozes de produtores, empresários e pesquisadores, o fórum promove a troca de experiências e demandas entre eles, segundo Luiz Orcírio Fialho – pesquisador da Embrapa Pantanal e um dos coordenadores da iniciativa. “Os temas discutidos no fórum abordam a produção de leite, pecuária intensiva, produção de novilho precoce, índices zootécnicos nas atividades de cria e de engorda, sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e também os efeitos da castração do bovino do ponto de vista técnico, comercial e de mercado”.

Além das palestras, as mesas-redondas devem debater os caminhos da pesquisa em pecuária no estado. “É importante que a pesquisa vá até o produtor e que o produtor responda sobre a aplicação desses estudos, apresentando novas demandas”. Ainda de acordo com Orcírio, discussões como essas ajudam a viabilizar formas de aliar a produtividade à sustentabilidade na pecuária. “À medida em que se melhora a eficiência no uso do solo, a produtividade aumenta e os impactos na produção do alimento diminuem”, diz o pesquisador. “Dessa forma, podemos ter resultado e sobreviver em um ambiente cada vez mais competitivo”.