Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 09/04/2015

Energia Social, da Odebrecht, entrega plano de resíduos em Costa Rica

Plano será entregue nesta sexta-feira (10), em Costa Rica.

Da Odebrecht Agroindustrial

O Programa Energia Social para Sustentabilidade Local, da Odebrecht Agroindustrial, vai entregar nessa semana os dois últimos Planos de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos dos municípios onde atua. Perolândia (GO) e Costa Rica (MS) serão contemplados nos dias 9 e 10, respectivamente.

O plano, que já foi entregue em outros sete municípios, sempre em parceria com as Prefeituras locais, consiste no acompanhamento de todo o ciclo produtivo, visando a destinação adequada dos resíduos sólidos diretamente na fonte, como nos serviços de limpeza pública, saúde, construção e demolição.

O projeto completa ações relativas à geração, segregação, acondicionamento, identificação, coleta e transporte interno, armazenamento temporário, armazenamento externo, coleta e transporte externo, tratamento externo e disposição final dos rejeitos. O objetivo da iniciativa é colaborar para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Estão previstas ainda a reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação e aproveitamento energético, bem como ações complementares relativas à educação ambiental e à coleta seletiva, além da implantação de ações de redução de emissão de gases de efeito estufa em projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), no âmbito do Protocolo de Quioto.

De acordo com Luiz Paulo Sant’Anna, superintendente do Polo Taquari da Odebrecht Agroindustrial, a participação de toda a comunidade é fundamental para resultados duradouros. “Com o uso de tecnologias eficientes e a capacitação dos agentes envolvidos no processo, pretendemos melhorar o cenário atual de manejo da cidade e minimizar o impacto ambiental da produção de resíduos.”

Auditório

Também no dia 10, em Costa Rica, será formalizada a assinatura do contrato para a construção do Auditório Cultural e Ambiental, no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú. O local proporcionará à comunidade um espaço de cultura e educação, disseminando conhecimento sobre arte local e meio ambiente, no contexto de Ecoturismo.

“Costa Rica é um município em desenvolvimento. O projeto beneficia toda a comunidade, que poderá fazer uso do novo espaço, e estimula a visitação ao Parque, que tem enorme potencial turístico”, acrescenta Sant’Anna. O projeto arquitetônico será desenvolvido a partir de tecnologias sustentáveis de construção, como, por exemplo, o saneamento biológico e a instalação de coleta seletiva de lixo, bicicletário e iluminação natural.