Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 16/03/2015

Comissão faz visita técnica ao Córrego Guariroba

A ação antecede a audiência pública “Águas de Campo Grande”.

Da assessoria

Nesta segunda-feira, 16, ocorre visita ao Córrego Guariroba, na Fazenda São Luiz, para verificar as condições do manancial que já foi responsável por 54% do abastecimento de água em Campo Grande e hoje responde por menos de 40%. A ação antecede a audiência pública “Águas de Campo Grande”, que será realizada no dia 19 de março na Câmara Municipal, a partir das 14h.

A iniciativa da visita ao manancial é do vereador Eduardo Romero (PT do B), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal e o proponente da audiência pública do dia 19. O parlamentar acompanha a questão dos mananciais da cidade há mais de 15 anos e desde então alertava sobre a necessidade de preservação, comprometimento do poder público e proprietários rurais para evitar ameaças ambientais e consequentemente falta de água na cidade.

Na Audiência pública serão discutidas as condições dos mananciais da cidade, a necessidade de parques lineares implantados e com manutenção, sistemas de captação de água, programas como o Manancial Vivo, que por meio de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) ficam determinadas ações de manutenção como firma de preservação. Outra assunto que deve ser discutido é a necessidade de um plano de drenagem eficaz. ‘O assunto água possui um grande leque de temas para ser debatido pelos poderes e a sociedade. Por isso, quem participa da audiência contribui e esclarece’, ressalta Eduardo Romero.

Para a visita técnica foi convidado o Ministério Público Estadual, Imasul, Planurb, Comissão de Meio Ambiente da OAB/M, Águas Guariroba, Seintrha, Fórum de Meio Ambiente, Semadur, Movimento Guariroba Vivo, Conselho Gestor do Apa, Assembleia Legislativa, Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal e produtores rurais da região do Guariroba.

Por se tratar de uma propriedade rural e estar a aproximadamente 40 minutos do centro da Capital, ficou definido um ponto de encontro entre a equipe que vai visitar o local com a imprensa interessada em acompanhar. O encontro será no pátio do posto de combustível Shiraishi, que fica na Rua Manoel de Oliveira Gomes, 41, em frente a BR-262, no bairro Maria Aparecida Pedrossian., saída para Três Lagoas. A saída será as 13h30.