Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 05/03/2015

Energia Social utiliza arte para estimular a expressão de jovens em SP

Resultado da iniciativa será apresentado em uma noite cultural.

Da Odebrecht Agroindustrial

Uma ação do Programa Energia Social para Sustentabilidade Local, da Odebrecht Agroindustrial, em parceria com a Prefeitura Municipal de Teodoro Sampaio, está estimulando a expressão de jovens da cidade. Trata-se do projeto “Transformando Juventude com Arte”, um conjunto de oficinas culturais que visa promover, por meio da arte, o contato e a troca de experiências de jovens dos mais diversos grupos sociais.

Entre junho e dezembro de 2014, cerca de 80 jovens atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) participaram de oficinas de arte conduzidas pelo Clube do Meio Artístico - grupo formado por artistas de Presidente Prudente especializado na difusão e formação dentro da arte e cultura. As oficinas também tiveram como objetivo estimular a autoconfiança e os laços afetivos de jovens que vivem algum tipo de vulnerabilidade social.

Os adolescentes, com idades de 11 a 17 anos, realizaram exercícios práticos e atividades lúdicas para desenvolver expressões culturais durante aulas de Dança de Rua, Grafite, Teatro, Pinhole (fotografia) e Criação de Brinquedos e Instrumentos Musicais com Sucata. Os cursos foram modelados para atender as expectativas dos participantes. Antes de definir esses temas, foi realizada uma pesquisa de opinião entre os jovens dos centros para identificar quais atividades despertavam maior interesse. Cada uma das oficinas teve duração de seis meses.

Neste dia 5 de março, o resultado será apresentado com exclusividade no Clube Galeria, com expectativa de reunir aproximadamente 300 pessoas. O evento contará com espetáculos de dança de rua, teatro, fotografia e arte reciclável, produzidos e encenados pelos jovens que participaram do projeto.

Para Juraci Bastos, Responsável por Pessoas e Administração do Polo São Paulo da Odebrecht Agroindustrial, fomentar o interesse pela cultura nas localidades em que a Empresa está inserida é um dos principais objetivos do Programa Energia Social. “A resposta e o envolvimento da comunidade para a promoção da cultura local em Teodoro Sampaio mostra que estamos no caminho certo”, afirma.