Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 19/02/2015

Embrapa alerta sobre aumento no nível dos rios no Pantanal

Pesquisador recomenda cautela às populações ribeirinhas da região.

Da Embrapa Pantanal

No início desta semana, a Embrapa Pantanal lançou uma nota informativa sobre os níveis dos rios na bacia do alto Paraguai-Pantanal após as chuvas de fevereiro. De acordo com a nota, escrita pelo pesquisador da instituição Carlos Roberto Padovani, as fortes chuvas deste mês causaram um aumento nos níveis registrados em várias estações ao longo do rio Paraguai e afluentes.

Um dos afluentes do rio Paraguai, por exemplo, o rio dos Bugres, em Mato Grosso, registrou um pico de 4,13 metros no último dia 13, marcando um aumento de 2,80 metros em relação ao nível registrado no dia 04 (que foi de 1,33 metros).

O que geralmente ocorre em casos como esses, segundo Padovani, é a propagação da frente de cheia influenciada pelas chuvas através do rio Paraguai.

No Pantanal do MS, caíram fortes chuvas de até 270 mm entre os dias 05 e 07 de fevereiro na região do Miranda, Aquidauana, rio Negro, Abobral, rio Vermelho, baixa Nhecolândia, norte do Nabileque e rio Paraguai na região de Corumbá. Essas regiões, que estavam relativamente bem drenadas, receberam uma carga de chuva, favorecendo uma situação preocupante com relação à frente de cheia que virá do norte da bacia.

Ao final da publicação, o pesquisador recomenda cautela, principalmente, às populações ribeirinhas da região, considerando uma possível continuidade das chuvas fortes - "especialmente nas bacias das cabeceiras do rio Paraguai e Cuiabá".