Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 07/01/2015

Junto com a comunidade, Eldorado fortalece Rede de Percepção de Odor

Programa envolveu novos voluntários e reciclou treinamento.

Da Eldorado

A Eldorado Brasil Celulose (www.eldoradobrasil.com.br) se aliou à população de Três Lagoas para fortalecer a Rede de Percepção de Odores (RPO), uma iniciativa de monitoramento contínuo para identificação de possíveis ocorrências atreladas emissões atmosféricas geradas pelo processo industrial.

“Trabalhamos constantemente em busca de soluções que reduzam os impactos das atividades industriais nas comunidades, usando mecanismos que orientem no desenvolvimento ambientalmente responsável”, afirma Luciana Bortoluci, gerente de Sustentabilidade da companhia.

Os 99 novos membros da RPO foram capacitados a identificar odor de gases que, por ventura, venham a ser liberados do processo industrial da fabricação de celulose e, apesar de não serem nocivos à saúde, podem causar desconforto. Uma vez informada, a empresa usa um software de modelagem atmosférica para determinar se a ocorrências do odor têm relação com suas atividades operacionais. “Mesmo com baixa probabilidade, por operarmos com a mais moderna tecnologia e seguindo os altos níveis de exigências para emissões legisláveis, essa situação pode ocorrer. Por isso, é fundamental, para o processo de monitoramento, a participação da comunidade, que deve conhecer nossas atividades e pode interagir quando houver uma sensação de desconforto”, diz Luciana.

Além do canal direto com a comunidade e do software de modelagem atmosférica, que a partir dos dados do horário da comunicação do odor, velocidade e direção do vento e das concentrações emitidas pela fábrica, é capaz de precisar se a percepção de odor informada teve relação coma as atividades operacionais da empresa, a Eldorado Brasil ainda conta processo de triangulação de dados de qualidade do ar e meteorológicos, disponibilizados a partir de duas estações meteorológicas instaladas pela empresa, sendo uma no site industrial e outra na cidade de Três Lagoas, para garantir maior confiabilidade no processo de análise de uma ocorrência.

Reconhecimento

Recentemente, a iniciativa da Eldorado foi finalista no Prêmio Ética nos Negócios, que elege as melhores práticas no âmbito da responsabilidade empresarial. A seleção foi feita por uma comissão julgadora composta por renomados representantes profissionais do setor industrial, como José Luiz Tejon, dirigente do núcleo de agronegócio da ESPM, Rosenildo Ferreira,editor-assistente da revista IstoÉ Dinheiro, Ariane Reis, membro do Centro de Referência para Sustentabilidade da FDC (Fundação Dom Cabral, e Vitor Seravalli, conselheiro da Fundação Abrinq, entre outros.