Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 16/12/2014

Quantidade de embalagens de agrotóxicos recolhidas cresce 8%

Em 11 meses de 2014, MS recolheu 2.724 toneladas de recipientes.

Lilian Viegas

Cresceu em 8% a quantidade de embalagens de defensivos agrícolas recolhidas em Mato Grosso do Sul no acumulado de janeiro a novembro de 2014 em relação ao mesmo período de 2013, passando de 2.512 toneladas para 2.724 toneladas.

Conforme o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), o índice do estado está acima do percentual nacional de crescimento na devolução de recipientes para o período que foi de 7%, saltando de 37.729 toneladas para 40.4115 toneladas.

O Inpev representa as empresas fabricantes dos agrotóxicos no Sistema Campo Limpo, que reúne todos os elos da cadeia que produz, utiliza, comercializa e fiscaliza o uso destes produtos, como os agricultores, canais de distribuição e o poder público, em um esforço para fazer o recolhimento dos recipientes vazios dos produtos.

Reciclagem

De acordo com o Inpev, 95% das embalagens vazias de defensivos agrícolas colocadas no mercado podem ser recicladas, desde que após o uso dos produtos que contém elas passem pela lavagem correta (tríplice lavagem).

Os recipientes que não passaram pela tríplice lavagem e ainda os que não são laváveis, são incinerados.