Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 04/12/2014

Eldorado Brasil estimula agroecologia em assentamentos

Empresa entrega 35 kits de agricultura familiar.

Da Eldorado

Alinhada a seu compromisso de colaborar com o desenvolvimento sustentável das regiões vizinhas às suas operações, a Eldorado Brasil Celulose (www.eldoradobrasil.com.br) entregou 35 kits do programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) para famílias dos assentamentos do Pontal do Faia e Cinturão Verde (Três Lagoas) e São Joaquim e Canoas (Selvíria), em cerimônia na sede do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Três Lagoas, na manhã de hoje (4). A ação é uma iniciativa da entidade e contou este ano com investimento de R$ 280 mil da Eldorado.

A empresa, que entrou no projeto em 2013 com a entrega de 10 kits divididos entre Três Lagoas e Selvíria, agora fortalece seu apoio ao programa e mais que triplica o número de família beneficiadas. “Este projeto é uma iniciativa de sucesso e está apoiada no desenvolvimento sustentável, ao difundir, entre os beneficiados, uma nova forma de cultura e produtividade, voltada para o conceito de produtos orgânicos, com mais valor agregado. É um projeto que estimula os produtores e gera benefícios sociais e ambientais”, afirma Luciana Bortoluci, gerente de Sustentabilidade da Eldorado Brasil que esteve presenta na cerimônia.

O Pais inclui uma série de ações para transformar o pequeno produtor num empreendedor rural. Trata-se de uma tecnologia social de produção irrigada, composta por um galinheiro central e canteiros de horta em forma circular, um quintal agroecológico com árvores frutíferas e nativas, conduzidos nos princípios da agricultura sustentável.

Cada kit entregue às famílias contém todos os equipamentos para garantir a produção no sítio, como caixa d’água e sistema de irrigação, além de instrumentos de manejo de plantio. É, portanto, uma alternativa de trabalho e renda para a agricultura familiar que reúne técnicas de simples difusão, baixo custo, grande retorno e sustentável.

“O Sebrae é o detentor da metodologia, e os parceiros entram como financiadores do projeto”, explica Roberta Marca, gestora do programa no Mato Grosso do Sul. Segundo ela, a Eldorado foi escolhida como financiadora por conta de suas ações na área de sustentabilidade. “Além disso, a empresa também beneficia os produtores, comprando parte do que foi produzido; e isso gera renda para as famílias. Por isso a Eldorado é tão importante como parceira do Pais”, completa.

Segundo a presidente da Associação dos Produtores de Orgânicos do Cinturão Verde, Magna Aparecida, a comunidade está muito feliz com a instalação dos kits. “Vemos com bons olhos a parceria do Sebrae com a Eldorado.”

Na avaliação do analista de sustentabilidade da Eldorado, Murilo Augusto Leite, os resultados da iniciativa tem sido positivos. “O Sebrae dá um suporte para investimentos sociais, além de trabalhar de forma séria, e fornece ferramentas importantes para atendimento de ações sociais.”