Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 04/11/2014

UNICA, ICMBIO e FMC realizam workshops sobre proteção às onças pardas nos canaviais

Piracicaba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto são as cidades beneficiadas.

Da Unica

Boas práticas agrícolas, como a redução do fogo e a manutenção e recomposição de matas, estão contribuindo para o aparecimento de onças nos canaviais, favorecendo seu deslocamento, reprodução e até mesmo sua alimentação da fauna local. Dessa forma, dando continuidade ao projeto Cana Conviver firmado no ano passado entre a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), do Ministério do Meio Ambiente, e patrocinado pela FMC, serão realizados workshops gratuitos aos técnicos e representantes da comunidade rural no mês de novembro em Piracicaba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo.

Piracicaba será a primeira cidade contemplada pelo projeto, o encontro será realizado no próximo dia 7, das 13h às 15h30, no auditório do Canagro “José Coral” Coplacana.

O projeto viabiliza três eixos de atuação: a capacitação de técnicos das empresas associadas à UNICA por meio de workshops, programados para acontecer em municípios canavieiros estratégicos do Estado de São Paulo; a elaboração de um manual de procedimentos, já em fase final de produção que será distribuído nas usinas e o apoio à construção de um centro para reabilitação de animais, que foi inaugurado em junho deste ano, em Itapira (SP). Os workshops serão ministrados pela analista Ambiental do ICMBio, Márcia Rodrigues.

“Esta parceria pioneira reforça o sucessivo envolvimento das empresas associadas à UNICA e do próprio setor sucroenergético com a conservação da biodiversidade que habita os canaviais e seus arredores. Poder contribuir diretamente com esta importante causa, junto do ICMBIO e a da FMC, nos deixa muito satisfeitos”, explica a presidente da UNICA, Elizabeth Farina.

O diretor de marketing da FMC, Marcio Farah, destaca a importância das ações. “O projeto visa adotar as melhores práticas de manejo para a conservação da biodiversidade dentro dos canaviais, principalmente, cuidar da preservação da onça-parda. Temos muito orgulho em participar desse projeto. O retorno da convivência da Onça Parda em regiões próximas aos canaviais comprova o quanto evoluímos em relação à convivência da agricultura e a biodiversidade”, ressalta Farah.