Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 31/10/2014

Campo Grande recebe reunião sobre cadastro de recursos hídricos

Reunião será realizada na segunda-feira (3), no Imasul.

Da assessoria

A Campanha sobre o Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos (CEURH) estará na próxima segunda-feira, 3 de novembro, em Campo Grande. A reunião com a equipe técnica do Imasul será realizada no auditório do Instituto, às 9 horas da manhã. Na oportunidade serão apresentadas aos usuários a importância do cadastro e os procedimentos básicos para realizá-lo no Sistema Estadual de Informações dos Recursos Hídricos. Além responder os questionamentos dos participantes.

As reuniões fazem parte da campanha que o Instituto, por meio da Gerência de Recursos Hídricos, está realizando no estado. O público alvo são todos os usuários de água bruta, tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas. Esses usuários são aqueles que utilizam água superficial ou subterrânea em seus empreendimentos como captação, derivação e barramento de água ou que lancem efluentes em rios de domínio estadual. É importante ressaltar que as pessoas que moram na área urbana e utilizam água fornecida pela rede pública, não precisam realizar o cadastro, pois, neste caso, a usuária é a Concessionária que presta o serviço.

A campanha iniciada em Corumbá, no início de agosto, já visitou 18 municípios e reuniu mais de 500 participantes dos segmentos de produção agropecuária, irrigação, agricultura familiar, setor público, saneamento, ensino e pesquisa, terceiro setor, indústria e comércio, pesca e aquicultura, turismo, esporte e lazer.

Para Leonardo Sampaio, coordenador da Campanha, os objetivos estão sendo atingidos e a mesma está cada vez mais fortalecida. “Estamos conseguindo apresentar aos usuários a importância do Cadastro e ao mesmo tempo identificar as dúvidas e algumas demandas dos diferentes setores e regiões do estado.