Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 28/10/2014

Embrapa promove dia de campo sobre pecuária sustentável no Pantanal

O encontro ocorrerá na Fazenda Aguapé, em Aquidauana.

Da Embrapa

Com o objetivo de difundir os aspectos técnicos do desenvolvimento da Pecuária Sustentável e Orgânica no Pantanal, a Embrapa Pantanal em parceria com a ABPO – Associação Brasileira de Produtores de Orgânicos - realizará, no dia 30 de outubro, o "Dia de Campo Pecuária Sustentável no Pantanal".

O encontro ocorrerá na Fazenda Aguapé, localizada a 50km do município de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. Segundo os organizadores, a reunião tem como principal lema: "A conservação ambiental deve ter seu valor e para que isso ocorra são necessárias ações que busquem valorizar a carne produzida na região, já que a pecuária é a principal atividade econômica na região Pantaneira, e vem sendo desenvolvida há mais de 200 anos com a utilização racional dos recursos naturais".

A programação será dividida em dois momentos: um composto por palestras sobre tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e por parceiros no campo da Pecuária Sustentável e Orgânica, e um outro "O dia de campo" onde os participantes visitarão "estações de campo" nas instalações da fazenda Aguapé, onde é realizada a cria e a engorda dos animais certificados como orgânicos.

Segundo o pesquisador da Embrapa Urbano Gomes – que também é um dos responsáveis pela organização do evento - esta será uma oportunidade de apresentar aos participantes uma verdadeira produção de pecuária extensiva de corte orgânica no Pantanal: "Escolhemos a Fazenda Aguapé para sediar o encontro pois ela representa muito bem a prática pecuária da região, além de já possuir um sistema de produção orgânico implantado", explica o pesquisador.