Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 20/10/2014

Empresa de MS obtém certificação aeroagrícola sustentável

Vinte e duas empresas são certificadas foram certificadas.

Da Andef

O programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) acaba de certificar 22 empresas no Nível II: qualificação tecnológica da empresa. A certificação ocorreu durante um treinamento realizado na cidade de Campinas/SP, entre os dias 14 e 15 de outubro, com proprietários, diretores, pilotos e responsáveis técnicos das empresas. Todos os participantes obtiveram a certificação e cumpriram todos os requisitos.

A primeira turma formada tem maior concentração no estado de São Paulo (9), seguida de Goiás (5), Rio Grande do Sul (3), Mato Grosso (2), Mato Grosso do Sul (1), Paraná (1) e Tocantins (1). Os principais temas debatidos durante este processo de certificação foram: tecnologia de aplicação, condições climáticas, qualidade das aplicações, uso correto dos defensivos agrícolas, implicações legais, segurança operacional, redução de deriva, mapeamento das áreas, manejo entre outros.

O próximo passo será em 2015 durante o Nível III: certificação de conformidade de equipamentos, instalações e procedimentos que deverão ser padronizados de acordo com os conteúdos do curso realizado no Nível II. A funcionalidade e qualidade destes recursos materiais e dos serviços prestados serão inspecionadas em campo.

O CAS é um programa de certificação realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF), em parceria com a ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal) e o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG), tendo como entidades coordenadoras a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCA/UNESP-Botucatu), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

As empresas que ainda não se inscreveram para o programa poderão fazer através do site www.cas-online.org.br. O objetivo do CAS é incentivar a capacitação e a qualificação das empresas de aviação agrícola e de operadores aeroagrícolas privados.