Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 15/10/2014

Senar participa de workshop sobre energia e meio ambiente

Evento promovido pelo Banco Mundial acontece até o dia 17 de outubro, em Portugal.

Do Senar

Profissionais, especialistas e pesquisadores de todo o mundo que trabalham na busca de soluções para os desafios na área de energia e meio ambiente através do uso de avaliações de impacto estão reunidos em Lisboa (Portugal) em um evento promovido pelo Programa Desenvolvimento de Avaliação de Impacto (DIME, sigla em inglês), do Banco Mundial. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que desenvolve o Projeto ABC Cerrado com apoio financeiro da instituição, é uma das entidades brasileiras presentes no encontro, chamado de Energy and Environment: Local Solutions to Global Challenges.

Desde segunda-feira (13/10), a coordenadora de projetos especiais do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENAR, Patrícia Fontes Machado, e o coordenador técnico do Projeto ABC Cerrado, Igor Orígenes Moreira Borges, participam das atividades na capital portuguesa. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que junto com o SENAR faz parte do comitê de acompanhamento do projeto, também está representado no workshop pelo assessor do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade (Depros/SDC), Sidney Medeiros. Durante a programação, que segue até o dia 17 de outubro, os projetos de vários países – financiados pelo Banco Mundial e em fase de elaboração – são apresentados com foco na etapa de avaliação de impacto.

Segundo Patrícia Machado, o objetivo é que as equipes responsáveis por esses projetos conheçam metodologias e técnicas de avaliação de impacto que possam ser incorporadas nos seus respectivos programas. “No caso do Projeto ABC Cerrado, onde já elaboramos uma proposta de avaliação de impacto a ser medida ao longo da execução do projeto, estamos participando com a finalidade de conhecer opções de metodologia, ver se estamos indo no caminho certo e para incorporar alguma técnicas ou critérios novos para aprimorar a nossa avaliação”, ressalta.

A coordenadora de projetos especiais do DEPPS acrescenta que algumas palestras também mostram os resultados da avaliação de impacto de projetos já finalizados. O encontro oferece ainda apresentações técnicas de repasse de metodologias e oficinas específicas de cada projeto participante, onde as equipes do Banco Mundial trabalham possibilidades de avaliação de impacto que esses projetos poderão ter no publico alvo. “Está sendo um evento muito rico em termos de informação e aprendizado não só para o Projeto ABC Cerrado, mas para todos os programas que o SENAR faz ou venha a fazer”, destaca.