Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 23/09/2014

Livreto sobre pragas será lançado em Fortaleza

Publicação ajuda a identificar as pragas que atacam árvores frutíferas.

Da Andef

Quando o assunto é praga, a atenção é redobrada e os produtores reforçam os cuidados diários em suas plantações. Para ajudá-los na identificação das pragas, será lançado o livreto sobre pragas para as culturas de abacaxi, melão, melancia, manga, caju, uva, goiaba, coco e banana.

O livreto contém todas as fichas técnicas com informações de cada praga (fungos, insetos, ácaros etc.). É pequeno, fácil de carregar e prático para usá-lo no dia a dia. Nele há também as instruções para baixar o QR Code, basta acessá-lo através de um dispositivo móvel (com acesso a internet) que fará a leitura e mostrará todos os dados.

O livreto para visualização e dowload está disponível no site: http://issuu.com/reginasugayama/docs/livreto_frutas_tropicais_final, mais informações no portal: http://www.defesavegetal.net. É destinado para produtores, agrônomos e técnicos, e auxilia na assistência técnica, emissão de receituário agronômico e no manejo integrado das pragas. Empresas interessadas também podem imprimir o material.

“Nosso objetivo é difundir informações seguras e científicas para que sejam utilizadas por todos e cheguem ao campo”, destaca Luis Carlos Ribeiro, gerente técnico e de regulamentação estadual da ANDEF. O livreto já tem duas edições: a primeira destinada para tomate, pimentão, batata, pepino e cenoura; e a segunda para milho e sorgo.

O lançamento oficial deste livreto sobre pragas será durante a Frutal 2014 (21ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria), que começa amanhã (23, 24 e 25 de setembro), no Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Oeste, Fortaleza/CE.

No segundo dia do evento (24), a ANDEF será responsável pela palestra: “Produção de alimentos seguros com utilização de agrotóxicos” e no terceiro dia (25) pelo evento “Ameaças fitossanitárias para os estados do Nordeste”, em parceria com a ADAGRI (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará).