Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 23/09/2014

Crianças e voluntários plantam 30 mil árvores no PR e MS

Usina Santa Terezinha estimula a consciência ambiental; FMC apoia projeto.

Da FMC

Cerca de 6 mil crianças de 35 escolas públicas em 16 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul são beneficiadas pela edição 2014 do projeto Semeando o Verde, promovido pela Usina Santa Terezinha com patrocínio da FMC Agricultural Solutions. O projeto é realizado em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, e atende alunos da 3ª, 4ª e 5ª série da rede municipal de educação participam de atividades lúdicas educativas e culturais, com o objetivo de contribuir com a formação de uma sociedade ambientalmente responsável. A programação do evento envolve atividades com a temática da preservação ambiental, como palestras, apresentações teatrais, concurso de desenho/redação e plantio de mudas de árvores, além da entrega de kits e premiações.

O gerente de recursos humanos da Usina Santa Terezinha, Waldomiro Baddini, destaca o compromisso da Usina Santa Terezinha em aliar a atividade empresarial com iniciativas socioambientais, em prol da preservação do meio ambiente. “O Semeando o Verde contribui para que tenhamos um mundo cada vez melhor e esse é o papel que todos nós devemos desempenhar. A nossa empresa, consciente de sua importância não só para a economia, mas principalmente perante a comunidade em que está inserida, procura adotar ações que venham de encontro a este objetivo”.

Cerca de 6 mil crianças serão atendidas pelo projeto em 2014. Até 2015, o Semeando o Verde pretende disseminar informações sobre a preservação do meio ambiente para 12.000 alunos de escolas municipais, e plantar 100 mil mudas de árvores nativas e frutíferas. “Ficamos felizes que o número de crianças atingidas pelo projeto está ampliando a cada ano. E que o sucesso deste projeto sirva de exemplo para muitas outras empresas”, completa Baddini. As cidades contempladas pelas ações serão as unidades da Usina Santa Terezinha em Iguatemi, Ivaté, Tapejara, Cidade Gaúcha, Paranacity, Rondon, São Tomé, Terra Rica, Goioerê e Costa Bioenergia (Umuarama) – no Paraná, e em Eldorado – no Mato Grosso do Sul.

O Semeando o Verde é realizado com a participação de colaboradores e voluntários. As mudas utilizadas no plantio são cultivadas nos viveiros próprios da empresa e recebidas por meio de doações do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Itaipu Binacional e ICMBio/Reserva das Perobas. O colaborador Marcos Vitorino dos Santos, da Unidade São Tomé – que participa do projeto pelo terceiro ano consecutivo – destaca o trabalho realizado no viveiro da unidade para atender as demandas do projeto. “É um trabalho conjunto nos viveiros. Temos toda uma preparação para atender a demanda do projeto, desde o adubo e irrigação, até a logística do dia do plantio com as crianças”.

De acordo com Rosangela Fiori, diretora da Escola Municipal Eurípedes Pregídio, em Paranacity – PR, o projeto ajuda a reforçar os estudos ambientais já passados em sala de aula. “O Semeando o Verde vem de encontro com tudo àquilo que trabalhamos no dia a dia, dentro da escola. Quando falamos no projeto, as crianças já ficam ansiosas para assistir ao teatro, participar dos concursos e, principalmente, para o dia do plantio”. Sandra Aparecida Francisco, diretora da Escola Municipal Santo Carraro, de Mandaguaçu – PR, destaca a expectativa dos alunos em participarem mais uma vez do projeto. “No ano passado tivemos sete alunos premiados no concurso de frases. A esperança é que os prêmios venham pra cá novamente, este ano. As crianças já estão na expectativa e acho que vão se esforçar bastante no concurso de desenho e redação”.

Para o diretor de vendas para cana e HF da FMC, Marcos Gaio, apoiar essa iniciativa é fundamental para formar cidadãos mais conscientes de sua responsabilidade socioambiental. “Promover ações de conscientização sobre preservação do meio ambiente e apresentar a importância de boas práticas agrícolas nas lavouras para os jovens é essencial para o desenvolvimento de um País mais sustentável. Dessa forma, a FMC apoia o projeto que tem esse objetivo que contempla a visão da companhia ”, destaca Gaio.