Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 13/08/2014

Dourados sedia evento internacional de agroecologia

Evento será realizado entre os dias 19 e 21 de novembro.

Da Embrapa Agropecuária Oeste

AGROECOL 2014, esse é o nome do evento internacional que acontece de 19 a 21 de novembro de 2014, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados/MS. O Agroecol 2014 é composto pelo 1º Seminário de Agroecologia da América do Sul, o 5º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul, o 4º Encontro de Produtores Agroecológicos de MS e o 1º Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de MS.

O presidente da Comissão Organizadora do evento e supervisor do SPAT da Embrapa Agropecuária Oeste, Milton Parron Padovan destaca a importância do evento. Nas edições anteriores, o evento reuniu participantes de 13 Estados brasileiros, mesmo sendo divulgado somente em Mato Grosso do Sul. "É um evento consolidado e de grande relevância para a agroecologia e que demandava sua internacionalização. Estamos nos dedicando para sua organização e esperamos cerca de 1000 participantes de vários Estados brasileiros e de outros países da América do Sul", enfatizou Padovan.

O evento vai reunir agricultores, técnicos da extensão, pesquisadores, professores, estudantes, consumidores de produtos agroecológicos/orgânicos e outras pessoas interessadas pelo tema. O tema de reflexão central do Agroecol 2014 é: “Avanços e desafios em Agroecologia: onde e como precisamos chegar”. A página eletrônica do evento já está disponível e pode ser acessada em www.cpao.embrapa.br/agroecol2014/.

Padovan explica que essa será uma oportunidade de trocas de conhecimentos, experiências e acesso a inovações tecnológicas relacionadas à agroecologia e que vão proporcionar ainda mais fortalecimento e organização da cadeia produtiva em bases agroecológicas. Ele disse ainda que outro destaque dessa edição do evento, é que esse ano além de submeter resumos expandidos, os participantes poderão enviar artigos científicos para publicação nos anais do evento, com abordagem mais aprofundada sobre os assuntos pesquisados e sobre experiências de agricultores. O presidente da comissão organizadora salienta que todos os trabalhos (técnicos, técnico-científicos e relatos de experiências) submetidos, aprovados pela Comissão Técnico-Científica e apresentados no evento, serão publicados na Revista Cadernos de Agroecologia.

A programação do evento conta com palestras; discussões em grupos; mesas redondas; minicursos e oficinas; apresentação de trabalhos técnico-científicos e experiências individuais e coletivas em agroecologia. Os artigos e resumos expandidos com trabalhos técnico-científicos ou com relatos de experiências podem ser submetidos até 30 de agosto.