Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 11/08/2014

Programa vai fortalecer práticas sustentáveis no campo

Técnicos do Senar vão viajar pelo Estado orientando produtor sobre práticas sustentáveis.

Da Famasul

O produtor rural sul-mato-grossense tem a partir de agora mais um instrumento para fortalecer suas práticas sustentáveis. Custeado pelo Banco Mundial, o Programa ABC Cerrado atenderá 300 propriedades rurais por meio do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS e tem como finalidade reduzir a emissão de gases que provocam o efeito estufa e aumentar a produção agropecuária em bases sustentáveis. A mobilização dos produtores inicia ainda em 2014 e as capacitações e assistência técnica, no primeiro semestre de 2015.

Serão 30 técnicos que viajarão o Estado, visitando propriedades rurais e orientando produtores quanto as práticas sustentáveis. O Sistema ILPF – Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, Sistema PD – Plantio Direto, a recuperação de pastagens degradadas e florestas plantadas são as quatro linhas que os profissionais difundirão pelo Estado, no período de três anos.

Para o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, o novo programa supre anseios ambientais e de produção. “Além de incentivar a defesa do meio ambiente se utilizando de tecnologia, o ABC Cerrado pode ser considerado um projeto completo, por oferecer desde a formação do produtor, do técnico e ainda disponibilizar de assistência na propriedade”, enfatiza Beretta.

Segundo o técnico do Senar/MS, Claudio Ramos, entre os benefícios da Agricultura de Baixo Carbono está o incremento na produção de alimentos, sem prejuízos ao meio ambiente. “Com o Programa ABC Cerrado será possível aumentar a produtividade agropecuária sem aumento de área utilizada. E ainda se recuperará áreas degradadas, dando a elas capacidade de gerar alimentos, emprego e renda”, destaca Ramos.

O Programa ABC Cerrado se enquadra ao novo perfil metodológico do Senar/MS que se empenha à ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural. Atualmente, a entidade já oferece assistência técnica por meio de dois programas, o Mais Inovação e Mais Leite, e posteriormente outros atenderão setores como hortifruti, piscicultura e apicultura, beneficiando todos os setores do agronegócio.

Com o objetivo de expandir a agricultura sustentável do bioma Cerrado, produtores rurais de Tocantins, Goiás e Minas Gerais também terão assistência técnica em suas propriedades pelo Programa ABC Cerrado, que ainda contará com capacitações aos produtores dos estados de Mato Grosso, Maranhão, Bahia, Piauí e o Distrito Federal.

Para mais informações sobre o Programa ABC Cerrado o produtor rural deve entrar em contato com o Senar/MS por meio do (67) 3320-9700 e falar com o Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Produtor.