Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 18/07/2014

Produtor de MS poderá se cadastrar no CAR a partir do dia 21, diz Semac

CAR terá registro das informações ambientais das propriedades rurais do Estado.

Lilianthea Lopes Oliveira Viegas

Resolução da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) publicada nesta sexta-feira (18), no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, estipula que o Sistema de Cadastro Ambiental Rural de Mato Grosso do Sul (CAR-MS) deve entrar em operação na segunda-feira (21).

O CAR-MS foi instituído por decreto publicado no dia 6 de junho deste ano. Ele é um registro obrigatório das informações ambientais de todas as propriedades rurais do estado. Vai possibilitar o controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico, além de do combate ao desmatamento.

Segundo a Semac, o CAR-MS estará interligado ao Sistema de Cadastro Ambiental nacional, o Sicar, e será o primeiro passo para a obtenção de qualquer licença ambiental para uso ou exploração de recursos naturais nas propriedades rurais de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, o sistema passou por uma bateria de ajustes e aperfeiçoamentos antes de ser colocado a disposição dos produtores.

Ele diz que será feito em parceria com a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul) e sindicatos rurais um trabalho de divulgação do sistema entre os produtores. O prazo para o cadastramento vai até o dia 5 de maio de 2015.