Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 17/07/2014

Massey Ferguson leva espetáculo gratuito à população de MS

Maracaju recebe o projeto itinerante Viagem ao Improviso neste sábado.

Da Massey Ferguson

Está chegando ao Mato Grosso do Sul um ônibus com um bando de forasteiros. Não se sabe de onde vem, nem para onde vai. Que lembranças cada integrante traz consigo? Esses e outros segredos serão revelados em um curioso faroeste brasileiro, encenado por uma trupe de jovens atores do projeto "Viagem ao Improviso”, que está rodando o interior do Brasil, com o apoio da Massey Ferguson. O espetáculo será apresentado neste sábado (19), gratuitamente, às 16h, no Parque Ecológico, em Maracaju. No dia seguinte (20/07), às 16h30, a montagem estará na Praça Central Dr. Boaventura, em Rio Brilhante.

A ideia da Massey Ferguson é promover a descentralização da arte, ampliando o acesso à cultura, fora do circuito das grandes cidades e na zona rural, em dez municípios de quatro estados. A estimativa é que até o final do projeto, cerca 25 mil espectadores sejam beneficiados. Através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), o espetáculo teatral “Forasteiros”, conta a história de um pequeno bando que chega de ônibus em uma cidade desconhecida. Cada personagem traz consigo lembranças de sua cidade natal, a considerar Campbell, um homem totalmente sem memórias.

Os forasteiros servem-se de elementos dados pelo público para compor essas recordações e, consequentemente, as de todo o bando, definindo elos existentes entre o grupo e a comunidade. A história tem quatro cenas, com temas sugeridos pela plateia, cada uma com um jogo interativo diferente. A montagem conta com uma belíssima trilha sonora instrumental ao vivo executada em banjo e violão, com referências da música folk americana e da viola caipira brasileira.

Além do teatro, de classificação livre, o projeto também contará com um jogo de sustentabilidade, voltado ao público infantil. A partir de um tabuleiro, estudantes de escolas públicas serão estimulados a conhecer e pratica ações sustentáveis no meio rural.

A Massey Ferguson leva a mais alta tecnologia ao campo, com um portfólio completo de equipamentos agrícolas, atuando como parceira estratégica dos produtores. “Queremos continuar ao seu lado, mesmo quando as máquinas são desligadas e o trabalho encerrado. Por isso, apoiamos o projeto ‘Viagem ao Improviso’, que leva cultura e entretenimento para comunidades fora do circuito artístico das grandes cidades”, explica Alfredo Jobke, diretor de marketing da AGCO para a América do Sul.

Trator FE 35, de 1957, integra o projeto em Campo Verde (MT)

A apresentação realizada em Campo Verde (MT), no dia 7 de junho, contou com exposição de um trator Massey Ferguson, FE 35, comprado diretamente da Inglaterra, em 1957, por Aloyzius Neumann. Segundo o filho do proprietário, Arnold José Neumann, a máquina integrava um grupo de cinco modelos importados para atuarem na colônia alemã São José das Laranjeiras, distrito do município de Maracaí (SP). Em perfeito funcionamento até hoje, o trator pode ser conhecido na concessionária Guimarães Agrícola, onde fica exposto. “A Massey Ferguson continua sendo uma grande parceira da nossa família até hoje”, conclui o neto do proprietário, Hubert Neumann.