Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 16/07/2014

Projeto do Senar/MS atende este ano quase 2 mil pessoas

Iniciativa oferece atendimento odontológico gratuito.

Da Famasul

Somente no primeiro semestre de 2014, quase 2 mil trabalhadores e produtores rurais foram atendidos pelo Projeto Pingo D Água, realizado pelo Senar/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso do Sul para levar atendimento odontológico gratuito ao homem do campo. Desde janeiro, o projeto foi executado nos municípios de Jardim, Bonito, Coxim, Rio Verde, Costa Rica, Sidrolândia e Corumbá e deverá atender nos próximos meses os municípios de Rio Brilhante, Paranhos e Miranda.

O resultado demonstra que, além da qualificação profissional, a instituição investe no bem-estar e no desenvolvimento humano, como aconteceu em Rio Verde de MT. Por meio da parceria entre o Senar/MS, Sindicato Rural e Conselho Municipal de Saúde do município, nos meses de maio e junho deste ano o projeto atendeu 388 pessoas das comunidades Lageado, Rio Negrinho, Colônia Palmeiras e Colônia Paredes. A ação é realizada por meio de um ônibus adaptado e equipado com instrumentação odontológica e a atuação de profissionais da área, que realizam orientações sobre higiene bucal e procedimentos como aplicação de flúor, remoção de tártaro, restauração e extração, entre outros.

Devido ao reconhecimento das comunidades atendidas, o presidente do Sindicato Rural de Rio Verde de MT, Niuto Pereira, enviou ofício Sistema Famasul agradecendo a atuação do projeto. "Por meio deste, registramos nossa gratidão pelo envio do ônibus odontológico Pingo D Água do Senar/Famasul ao município de Rio Verde de MT", consta no documento. Para o presidente, o resultado da ação foi surpreendente. "Ficamos muito satisfeitos. Nos acostumamos a enxergar o Senar como uma instituição que investe na qualificação profissional e dessa vez percebemos o quanto também atua em questões sociais. Foi um trabalho incrível", reconhece.

O trabalho teve início três meses antes da chegada do ônibus à cidade, quando um levantamento dos casos foi feito através de visitas às casas nos assentamentos e comunidades da área rural. Quando o Pingo D Água iniciou o trabalho, as consultas já estavam agendadas. "Enfrentamos obstáculos, já que em algumas comunidades não havia acesso à água encanada, mas isso não desanimou a equipe do projeto, que foi um sucesso", considerou Pereira.

O superintendente da Famasul, Rogério Beretta, ressalta que a entidade investe constantemente em iniciativas de promoção social voltadas ao homem do campo. "O reconhecimento é gratificante e indica a necessidade de continuar investindo na valorização do ser humano que está no campo, missão que mobiliza toda a estrutura do Senar permanentemente", enfatiza.

Em 2013, o projeto atendeu 4.129 pessoas nos municípios de Anaurilândia, Maracaju, Santa Rita do Pardo e Água Clara. Nos próximos meses, o ônibus de atendimento odontológico deverá atender os municípios de Rio Brilhante, Paranhos e Miranda.