Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 15/07/2014

Brigadistas da Fibria participam de treinamento contra incêndios florestais

O objetivo é que as ações sejam realizadas de forma segura e eficiente.

Da Sedesc

Mais de 40 empregados da Fibria participaram do treinamento de Brigada de Incêndio Florestal com foco na administração da ação durante a contenção das queimadas.

Devido ao período de estiagem, em 2014, as florestas da Fibria, em Mato Grosso do Sul, registraram cerca de 30 ocorrências de incêndios e a atuação dos bombeiros civis é indispensável.

Segundo o técnico de segurança do trabalho, Odirlei Aparecido Furlan, periodicamente os brigadistas participam de simulados e capacitações sobre o combate a incêndios florestais e neste curso, o objetivo foi gestão da ação. “Ser ágil e conter as chamas é primordial, mas antes disso é necessário traçar a melhor maneira de realizar essa atividade de forma segura e eficiente”.

No mês de maio foi realizado um simulado de combate a incêndio e para auxiliar no monitoramento, a empresa possui torres de observação que são fixadas em locais estratégicos e facilitam a localização do foco.

Mesmo com os treinamentos e a presença constante de pessoas qualificadas, Furlan lembra que a conscientização é a melhor maneira de se evitar os incêndios. “É importante orientarmos as pessoas a não jogarem pontas de cigarro e lixo na estrada, pois isso pode ocasionar um incêndio e resultar em danos a saúde, a biodiversidade e ao ambiente”.

Participação da comunidade

A Fibria conta com o canal Fale com a Fibria, em que a comunidade em geral pode utilizar o serviço gratuito do 0800 642 8162, para informar sobre ocorrências de incêndios florestais entre outras informações.