Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 23/06/2014

Reflore-MS reforça importância da comunidade contra queimadas

Campanha de combate e prevenção a incêndios promove conscientização.

Da assessoria

A Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore-MS) dá continuidade à Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios iniciada em abril. Para ampliar o conhecimento da população sobre o como ações simples podem evitar focos de incêndio, a nova edição do projeto leva palestras a escolas municipais com o objetivo de impactar crianças, jovens e estudantes.

“Fizemos mudanças significativas na campanha se compararmos ao ano passado. Entre nossa meta nesta edição está a de conversarmos com cinco mil alunos da rede municipal do Mato Grosso do Sul com programações especiais para que os professores também possam influenciar na formação ambiental e da cultura florestal”, explica Dito Mario, diretor executivo da Reflore.

Em 2013, o Estado do Mato Grosso do Sul registrou altíssimo índice de queimadas. De acordo com dados da Reflore, foram mais de 3 mil focos de incêndios, dos quais 85% tiveram responsabilidade humana. “Ao controlar e diminuir o número de queimadas, preservamos não só nossos negócios, mas principalmente a biodiversidade e a segurança da região”, comenta Germano Vieira, diretor Florestal da Eldorado, uma das empresas apoiadoras da ação.

Com praticamente 50% das iniciativas para este ano já realizadas, a Reflore mantém a campanha até agosto e, junto com as empresas apoiadoras, acredita que ainda tem um longo caminho pela frente. “O trabalho em parceria de toda a região é fundamental para que juntos consigamos ficar em alerta e diminuir os focos de incêndio nas cidades”, afirma Mario.

Outras atividades da campanha são a distribuição de panfletos e ações direcionadas a produtores e trabalhadores da terra. Complementam o projeto seminário do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para técnicos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e da Reflore e reunião com os secretários de educação dos municípios de Ribas do Rio Pardo e de Água Clara.