Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 17/06/2014

PMA inicia a operação Corpus Christi em MS nesta quarta-feira

Objetivo é prevenir e combater crimes contra o meio ambiente.

PMA

A Polícia Militar Ambiental coloca a partir de amanhã (18) 8h00, 280 homens a campo em operação preventiva e combate aos crimes ambientais no Estado, a qual durará até 08h00 de segunda-feira, dia 23 de junho. A “Operação Corpus Christi ” objetiva colocar o efetivo nos rios, em barreiras nas estradas, fiscalização em propriedades rurais, em locais de belezas naturais de prática de turismo cênico e de recreio e outras variáveis de interesse ambiental, para prevenir e combater infrações e crimes que possam degradar estes recursos naturais.

Serão praticamente quatro dias de feriado, em razão de decretos de pontos facultativos para repartições públicas estaduais e também em vários municípios. A PMA possui 25 subunidades que estarão cuidando de suas respectivas áreas, colocando, inclusive, o efetivo administrativo a campo.

A sede (Campo Grande) estará com três equipes itinerantes agindo em todo território do Estado. A PMA espera um grande fluxo de turistas locais e de outros Estados, em especial, para a prática de pesca. Portanto, a fiscalização será intensificada nos rios para evitar a pesca predatória, mas o combate ao desmatamento, exploração ilegal de madeira, incêndios, às carvoarias ilegais e ao transporte de carvão e de outros produtos florestais, caça, bem como demais crimes contra a flora será intensificada.

Outros tipos de crimes serão coibidos nas barreiras da PMA, como tem sido feito nos trabalhos rotineiros. Na operação passada foram apreendidas armas de fogo e uma pessoa foi presa por tentativa de homicídio. Com relação aos crimes ambientais, na operação Corpus Crhisti do ano passado foram 18 pessoas autuadas, que receberam R$ 44.640,00 em multas.