Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 16/06/2014

1º Leilão pela Vida arrecada aproximadamente R$ 40 mil

Evento foi promovido na sexta-feira, durante a Expomara.

Da Famasul

É a oportunidade do campo alimentar também a saúde da população. A afirmação é da produtora rural e diretora do Sindicato Rural de Maracaju, Ana Neri, durante a realização do 1º Leilão pela Vida, ocorrido nesta sexta-feira (13), na 46ª Expomara – Exposição Agropecuária de Maracaju. O leilão arrecadou cerca de R$ 40 mil, com a venda de touros Nelore PO (Puro Origem), novilhas, doses de sêmen e produtos típicos do município como o tradicional bolo Souza e linguiça de Maracaju, além de doações em dinheiro.

A ação beneficente tem como objetivo arrecadar fundos para o Hospital de Câncer Alfredo Abrão e é fruto da parceria entre a Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, o sindicato rural de Maracaju e o Hospital. Para o superintendente do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e diretor de Relações Institucionais da Famasul, Rogério Beretta, o montante arrecadado demonstra a solidariedade dos produtores rurais de Maracaju. “O leilão é um dos eventos mais tradicionais do setor rural e é a demonstração da cultura do homem do campo. Uni-lo a esta causa nobre que é a reestruturação do hospital que atende milhares de pessoas é algo que nos surpreende, motiva e emociona”, ressaltou.

O presidente do sindicato rural do município, Arthemio Olegário de Souza Junior, destacou a importância do trabalho do hospital que atende a sociedade sul-mato-grossense. “Agradecemos a todos os produtores que dispuseram do seu tempo para vir aqui e a todos os que doaram em prol de uma doença que atinge tantas famílias”.

O diretor presidente do hospital, Carlos Alberto Coimbra, salientou o trabalho da nova gestão da instituição. “O mais importante não é o valor arrecadado, mas sim o sentimento solidário do produtor rural. Em 2013, o Hospital realizou mais de 100 mil atendimentos. O nosso compromisso é honrar todas as doações”. O evento contou com a presença de aproximadamente 200 produtores rurais.

Ônibus do Hospital de Câncer

O ônibus do Hospital de Câncer foi uma das atrações da Expomara 2014. No dia 13 de junho foram realizados mais de 100 procedimentos clínicos, entre mamografia, preventivo do colo do útero, biopsias e consultas. A estrutura do ônibus conta com três salas para realização dos procedimentos citados. De acordo com o prefeito municipal, Maurílio Azambuja, é o terceiro ano que o ônibus atende a cidade. “A intenção é minimizar o sofrimento e fazer um diagnóstico precoce aumentando a chance de cura”.