Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 11/06/2014

Na cheia, rio Paraguai deve atingir os 5,5 metros em Ladário, MS

Informação é do quarto alerta de enchente, da Embrapa Pantanal.

Da Embrapa Pantanal

O pesquisador Carlos Roberto Padovani, da Embrapa Pantanal, lançou na última semana o último alerta de nível da enchente do rio Paraguai para o ano de 2014. De acordo com o pesquisador, o nível do rio deve chegar a cerca de 5,5 metros em Ladário – a mesma medida que havia sido prevista no segundo alerta, mas com a data de pico do nível do rio atualizada para o final de junho.

Segundo Padovani, a divulgação do terceiro alerta (que previa uma possível máxima em torno de 6 metros no nível do rio Paraguai em função da quantidade de chuvas que caiu no Pantanal como um todo) foi necessária para que os ribeirinhos e pecuaristas da região estivessem preparados caso uma cheia dessa magnitude viesse. “Como essa influência não se concretizou no nível, ela deve influenciar a área alagada e a vazante do rio”, afirma o pesquisador.

De acordo com Carlos, a vazante do rio Paraguai deve ser lenta, levando em média de um a dois meses para chegar aos 4 metros. Ele afirma que as próximas medições feitas pela Embrapa Pantanal e parceiros devem informar sobre os níveis dessa vazante e as épocas em que a baixada das águas deve acontecer.