Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 29/05/2014

Escola Agrícola de Campo Grande participa de dia de campo na SFA

Dia de campo vai tratar de manejo de adubos verdes.

SFA

Estudantes, técnicos e professores da Escola Agrícola Arnaldo Estevão de Figueiredo de Campo Grande, participaram na manhã desta quarta feira (28) de um dia de campo sobre manejo de adubos verdes e vantagens do uso de leguminosas e forrageiras utilizadas na produção agroecológica e orgânica. O evento foi realizado na Estação Experimental de Adubos Verdes e Sementes Crioulas da SFA/MS em Bandeirantes/MS e faz parte da programação da décima edição da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, organizada em todo pais pela Coordenação de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (COAGRE/SDC/MAPA).

Os estudantes conheceram as características agronômicas de cada espécie de leguminosa cultivada nos campos de sementes do Programa Bancos Comunitários de Sementes (Programa PBCAV/MAPA/PROBIO), e os experimentos realizados pelos técnicos da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário da SFA com dez espécies diferentes de leguminosas como: Feijão de porco, Guandu anão e Fava larga, Labe labe, Glirecídea, Crotalárias breviflora, ochroleuca, juncea e espectabilis, Mucuna preta, Mucuna cinza e amendoim forrageiro, consorciados com milho crioulo roxo e milho crioulo saboró branco.

Outros eventos

Em Dourados a SFA realizou nesta terça (27) uma reunião técnica com membros da CPOrg/MS, Embrapa Pantanal e APOMS CERTIFICADORA–OPAC para discutir as ações a serem desenvolvidas nos processos de certificação orgânica e a necessidade de treinamento para 11 técnicos da APOMS e agricultores, com objetivo de se adaptarem a legislação vigente. Na Escola Família Agrícola de Nova Alvorada do Sul (EFA) foi proferida uma palestra para 55 alunos e professores sobre sistema de produção orgânico.

Durante o restante da semana, outras atividades estarão acontecendo simultaneamente em vários municípios com o auxilio da Embrapa Pantanal, APOMS e demais parceiros institucionais governamentais e não governamentais que formam a Comissão da Produção Orgânica no Mato Grosso do Sul (CPOrg/MS).

No próximo dia 27 de junho, outro evento do gênero será realizado em Aquidauana e os organizadores esperam reunir mais de 600 participantes na Unidade Demonstrativa do Programa PBCAV/MAPA implantado no Campus da UEMS no Distrito de Camisão. Neste evento será divulgado aos produtores e estudantes dos Cursos de Agronomia e Zootecnia o resultado de quatro trabalhos científicos realizados pelos estudantes para avaliar a função alelopática de diversas leguminosas usadas como adubos verdes. Recentemente alguns resultados foram publicados pela UEMS em uma revista de ciências agrárias de Portugal.