Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 22/05/2014

Embrapa promove feira de tecnologia para a agricultura familiar

Agricultores, técnicos e pesquisadores terão a oportunidade de interagir.

Da Embrapa Agropecuária Oeste

No Ano Internacional da Agricultura Familiar, será realizada, na Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados), a Tecnofam 2014 (Tecnologias e conhecimento para agricultura familiar), evento voltado para este segmento que possui forte representatividade na produção de alimentos para a população brasileira. De 3 a 5 de junho deste ano, das 7 às 16 horas, agricultores familiares, agentes da assistência técnica rural e pesquisadores terão a oportunidade de interagir e trocar conhecimentos e experiências, assim como discutir novos desafios.

E um desses momentos de interação será no estande Dedo de Prosa, local onde os pequenos produtores poderão contar o que têm feito para obter sucesso na agricultura e debater o tema com pesquisadores, outros agricultores e extensionistas. Queremos criar momentos de interação para que os produtores e técnicos possam no momento de interação.

“Os agricultores familiares precisam ser mais beneficiados com as soluções tecnológicas já existentes para o produtor rural utilizar, para que eles progridam de forma mais sustentável. Por isso a Embrapa Agropecuária Oeste entendeu que é preciso investir mais na disponibilização, para este setor, de conhecimentos tecnológicos já validados”, explica Guilherme Lafourcade Asmus, pesquisador e chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste.

Segundo Asmus, o objetivo da Unidade da Embrapa em Dourados é perpetuar a atividade para a agricultura familiar, pelo menos, uma vez por ano. “Entendemos que esta é uma atividade que deve fazer parte da nossa Agenda anual de trabalho, para contribuirmos um pouco mais para a agricultura como um todo”.

O chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Unidade, o pesquisador Auro Akio Otsubo completa dizendo que o evento “também é a possibilidade, de fortalecer grupos de trabalho da Embrapa Agropecuária Oeste, que poderão para discutir temáticas diferentes e, logicamente, nos aproximar ainda mais desse público”, enfatiza.

“Além disso, temos que lembrar a relevância desse público para agricultura familiar, com a criação da Anater, que já nasce com o DNA da Embrapa, que terá assento permanente no Conselho”, complementa. A Anater é a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, instituição federal que tem como principal objetivo qualificar e ampliar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Brasil.