Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 16/05/2014

Comid oferece palestra para incentivar colaboradores à doação de sangue

Empresa comercializa máquinas e equipamentos agrícolas em Dourados, MS.

Da assessoria

Em Dourados, a falta de sangue no Hemocentro é um problema frequente. Nesse período do ano, em que começa o inverno, a situação fica ainda mais crítica, não há estoque de nenhum dos tipos sanguíneos e por muitas vezes o Hemocentro convoca doadores para repor o banco de sangue. Com o objetivo de conscientizar os colaboradores da importância da doação de sangue, a Comid Máquinas, Concessionária de Máquinas Agrícolas, em parceria com uma equipe do Hemocentro, realiza palestras junto ao quadro funcional da empresa.

O projeto também tem como finalidade, sensibilizar as pessoas para que se tornem doadores fidelizados do Hemocentro. “Sabemos da alta demanda de sangue no Hemocentro, e pensamos em ajudar a partir da conscientização de nossos colaboradores de que além de um ato solidário, eles estão salvando vidas”, considera Rafael Simczak Treuherz, diretor da Comid .

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), um país deve ter um contingente de doadores em média de 2 a 5% da população. No Brasil varia entre 1,76% a 1,78% por ano. Em Mato Grosso do Sul estima-se que esses números representem apenas 0,5% da população.

Quero ser doador

Para se tornar um doador, o interessado precisa pesar mais de 55 quilos; ter entre 16 e 69 anos; estar bem alimentado, evitando ingerir alimentos gordurosos durante o período de pelo menos quatro horas antes da doação; não apresentar nenhum tipo de doença, inclusive gripe e resfriado; e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Menores de 18 anos devem se apresentar acompanhado pelo responsável.

Vale esclarecer também que, o ato de doar sangue não implica em nenhum risco a saúde, pois o material utilizado é descartável, o que impede qualquer tipo de contaminação. A doação não engrossa o sangue, nem modifica a pressão arterial. A quantidade de sangue retirada é recuperada rapidamente pelo organismo.

Os interessados em fazer uma doação, podem procurar o Hemocentro que fica na Rua Valdomiro de Souza, 295, na Vila Industrial, próximo ao PAM - Pronto Atendimento Médico.