Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 19/11/2012

Unidade de biodiesel da Cargill em MS recebe o Selo Combustível Social

Planta começou a operar em agosto deste ano e recebeu investimento de R$ 130 milhões.

Anderson Viegas*

A planta de biodiesel da Cargill (foto em destaque – Crédito: Divulgação/Cargill), instalada no município de Três Lagoas, 338 quilômetros de Campo Grande, recebeu o Selo Combustível Social, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A publicação com a concessão foi feita nesta quarta-feira (14), no Diário Oficial da União.

Segundo o MDA, o selo garante uma série de condições especiais para as empresas que produzem biodiesel, como, por exemplo, participação nos leilões públicos da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para a aquisição do biocombustível. Acesso a melhores condições de financiamento no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outras instituições financeiras e ainda tratamento diferenciado no pagamento do PIS/Pasep e Cofins.

A planta

A indústria de biodiesel da Cargill iniciou sua operação em agosto deste ano. Com instalações modernas e localização estratégica (próxima aos principais centros consumidores), a unidade utiliza como matéria-prima a soja, agregando mais um segmento ao portifólio de atuação da companhia com a oleaginosa. A empresa atua também na comercialização do grão, além da produção de farelo, óleos, gorduras e óleos industriais lubrificantes.

Na época da entrada em funcionamento da unidade, a Cargill apontou que o investimento na planta foi de R$ 130 milhões e que a capacidade produtiva é de 200 mil toneladas/ano de biodiesel. A indústria foi construída em uma área que fica ao lado da processadora de soja que a companhia já mantinha no município.

(*Com informações do MDA e Cargill)