Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 23/04/2014

Brasil recebe 9ª Conferência Internacional sobre Soja Responsável

A conferência irá destacar inovações relacionadas à soja responsável e negócios sustentáveis

Brasil recebe 9ª Conferência Internacional sobre Soja Responsável A conferência irá destacar inovações relacionadas à soja responsável e negócios sustentáveis

Da assessoria

Na posição de maior país produtor e exportador de soja do mundo1, o Brasil sediará nos dias 7 e 8 de maio a 9ª Conferência Internacional sobre Soja Responsável (RT9), em Foz do Iguaçu (PR). As inscrições já estão abertas pelo link http://annualconference.responsiblesoy.org/.

A RT9 é a maior conferência do mundo organizada para difundir práticas sustentáveis do cultivo da soja e espera reunir mais de 300 representantes da indústria, produtores, organizações não governamentais (ONGs), instituições financeiras, sociedade civil, institutos de pesquisas, universidades e certificadoras.

Neste ano, o evento terá como tema "Repensando Paradigmas. Inovação para a Soja Responsável", sob o eixo central inovações relacionadas à soja responsável e negócios sustentáveis, com o intuito de possibilitar a geração de novas ideias e o intercambio de opiniões e experiências entre os maiores especialistas sobre o assunto.

Com uma vasta programação sobre soja responsável, a conferência trará palestrantes do Brasil e internacionais e será dividida em quatro temas:

- Governança e Inovação, que visa apresentar as últimas novidades das principais organizações internacionais no âmbito da agricultura sustentável;

- Os Novos Horizontes da Soja, com foco no desafio e oportunidades com relação às mudanças na gestão, tecnologia e produção;

- Liderança, Inovação e Integração na Empresa Responsável, que examinará a importância da liderança dentro da empresa no tocante às práticas responsáveis;

- Economia Verde, a respeito da intersecção entre o meio-ambiente e a economia.

A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS), organizadora do encontro, já conta com certificação aprovada para o cultivo soja desde 2010. Para obter o selo, o cultivo precisa contar com uma série práticas agrícolas, laborais, ambientais, legais e empresariais adequadas, além de relacionamento responsável junto à comunidade.

"Existe hoje um grande potencial para a implementação da certificação, além de uma forte demanda da sociedade pelo cultivo sustentável da soja. Esperamos que este evento possa levar disseminar ainda mais informações sobre os benefícios econômicos, sociais e ambientais da certificação tanto para o consumidor como para a cadeia produtiva", explica Agustin Mascotena, executivo da RTRS.

Dia de Campo

No dia 9 de maio também será organizado um dia de campo para que os produtores possam conhecer mais de perto o funcionamento de uma fazenda que produz soja certificada. O local fica a 30 km do hotel e ônibus serão disponibilizados para os visitantes. Os interessados em fazer parte do grupo precisam avisar a organização do evento com antecedência.

As inscrições podem ser realizadas pelo link que também traz informações sobre alojamento e dicas de Foz do Iguaçu. A RT9 conta com o apoio de Shell, Iguaçu Convention & Visitors Bureau, Grupo André Maggi, SLC Agrícola, Schutter Group, Solidaridad, Chainfood e Arla.