Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 28/03/2014

Artigo: Agronegócio sustentável, foco no desenvolvimento

O agronegócio proporcionou ao Brasil lugar de destaque relacionado a modelos e gerenciamento de produção.

Ana Cristina Franzoloso*

O agronegócio sustentável torna-se referência em produtividade com lucratividade neste século. Responsável por uma relevante fatia do Produto Interno Bruto (PIB) e proporcionando ao país o desenvolvimento e lucratividade em números significativos, torna-se evidente caracterizar o agronegócio sustentável como um dos principais responsáveis pelo bom desempenho da economia brasileira. A agricultura e pecuária mantém participação acentuada nas exportações e seus números positivos acentuam um mercado que necessita de profissionais competentes e focados.

O Estado de Mato Grosso do Sul evidencia o desenvolvimento ao agronegócio sustentável, por meio de investimentos e incentivos, buscando profissionais da área para o gerenciamento deste setor. O mercado é extenso, porém com déficit de mão de obra qualificada nos setores de consultorias, projetos, pesquisa, tecnologia e execuções.

Neste cenário, surgem legislações que exigem nova postura deste profissional, citando a Lei 12 305-2010 relacionado à Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Esta Lei que, por meio da responsabilidade compartilhada, exige novos comportamentos e resultados, sob pena de multas e carceragem.

Mediante pesquisa, a problemática relacionada aos impactos ambientais da atividade cresce na mesma proporção que sua importância para a economia do país. Os governos federal, estadual e municipal encontram-se abertos com aprovação de investimentos relacionados a mecanismos que permitam atividades mais sustentáveis e de menor impacto ao meio ambiente.

A Política Nacional dos Resíduos Sólidos entra no cenário incentivando a tecnologia e transformando problemas em soluções lucrativas e benéficas ao setor. Hoje, com a tecnologia, ocorre a produção de 65 milhões de toneladas de grãos, em uma área de 14 milhões de hectares contra 30 milhões com a tecnologia de 15 anos atrás.

O agronegócio sustentável evolui no resultado de sucesso e proporcionou ao Brasil lugar de destaque relacionado a modelos e gerenciamento de produção. O Brasil encontra-se ditando para o mundo um novo modelo de produção, focando que através do conhecimento, pesquisa e capacitações técnicas, resultados relacionados à inovação e tecnologia serão exemplos de eficácia no país.

* Professora de pós-graduação do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande.