Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 28/03/2014

Giros tecnológicos e oficinas movimentam evento em Caarapó

Feira de Sementes Crioulas está sendo promovida pela FAF-MS.

Da assessoria

No período de 28 a 30 de março, acontece em Caarapó/MS, no Parque de Exposições, a 9ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e de Alimentos da Agricultura Familiar. O evento é uma importante oportunidade para os agricultores de todo o Estado conhecerem tecnologias apropriadas para melhorarem seus arranjos produtivos, além de poderem construir novos conhecimentos e trocarem experiências.

O evento é uma promoção da Federação da Agricultura Familiar de MS (FAF-MS) e será realizado pela Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Coophaf), Prefeitura Municipal de Caarapó, Embrapa Agropecuária Oeste, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, de Produção, de Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur) e do Governo de Mato Grosso do Sul.

A programação do Encontro prevê a visitação de propriedades rurais localizadas nos arredores de Caarapó e experimentos desenvolvidos no Parque de Exposições, por meio de Giros Tecnológicos coordenados pela Embrapa Agropecuária Oeste. Durante o evento, foram estabelecidos três diferentes roteiros de visitação.

O Roteiro 1, intitulado "Região de Boi Jaguá e Saiju", acontece no sábado, 29 de março, das 13h30 às 16h30 e no domingo, dia 30 de março, das 8h30 às 11h30. Nessa atividade, os participantes irão aprender sobre alimentação de bovinos de leite a pasto + suplementação produzida na propriedade e piscicultura em tanques escavados.

O Roteiro 2, denominado "Região da Sete Voltas", acontece no sábado, 29 de março, das 13h30 às 16h30 e no domingo, dia 30 de março, das 8h30 às 11h30. O roteiro consiste em visitação a propriedades que desenvolvem atividades com plantio direto de mandioca; variedades de milho , variedades de feijão + fixação biológica de nitrogênio e consórcio de milho com braquiária.

No roteiro 3 consta visitas aos Arranjos de Produção de Hortaliças (Sistema PAIS), no próprio Parque de Exposições de Caarapó. Esse roteiro será realizado na sexta-feira, 28 de março, das 13h30 às 14h30 e das 15h às 16h; no sábado, das 8h30 às 9h30, das 10h às 11h, das 13h30 às 14h30 e das 15h às 16h; no domingo, das 8h30 às 9h30 e das 10h às 11h.

Além dos giros tecnológicos estão previstas na programação: solenidade de abertura, palestras magnas, mesas redondas, oficinas teórico-práticas, torneio leiteiro e julgamento de raças, ato em comemoração ao ano internacional da agricultura familiar, assembléias, shows, entre outras atividades.