Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 26/02/2014

Entidade de funcionários de usina retiram mais de 1 t de lixo de rio

Em sua terceira edição, Projeto Rio Limpo promove a limpeza e educação ambiental.

Da assessoria

Um exemplo de cidadania. É assim que se pode classificar a ação de um grupo de voluntários do município de Ivinhema (MS). Trata-se da realização da 3ª edição do projeto Rio Limpo, que leva conscientização ambiental por meio de limpeza feita no rio Ivinhema. A ação foi realizada pela Associação Recreativa Esportiva dos Funcionários da Adecoagro (AREFA), em parceria com a Usina Adecoagro na última semana. Neste ano, mais de uma tonelada de lixo foi retirada das margens do rio.

De acordo com o gerente administrativo regional da Adecoagro, Tomas Payne, mais do que retirar a sujeira do rio, a ação tem objetivo de levar educação ambiental para a população, chamando a atenção para os riscos de contaminação dos recursos hídricos por meio dos resíduos sólidos. Aproximadamente 300 pessoas, entre equipes embarcadas e terrestres, participaram do projeto, realizado anualmente com o apoio da Polícia Militar Ambiental.

Além do lixo retirado, muitas redes de pescas também foram descobertas. “Encontramos, por exemplo, uma cobra sucuri, com mais de dois metros, morta, em estado de putrefação, enroscada em uma rede de pesca”, relata Payne, destacando que o momento foi apropriado para conscientizar os pescadores sobre a consequência do descarte inadequado de determinados materiais de pesca.

Ao final, caminhões fizeram a coleta, seguida de uma seleção e triagem dos resíduos, para que fossem destinados a reciclagem. O projeto promoveu, ainda, premiação aos grupos participantes que mais se destacaram durante a ação.