Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 21/02/2014

Odebrecht Agroindustrial inaugura Núcleo de Corte, Costura e Artesanato em GO

Iniciativa beneficia e capacita moradores assentados da zona rural de Perolândia.

Da assessoria

A Odebrecht Agroindustrial, por meio do Programa Energia Social para Sustentabilidade Local, em parceria com a Prefeitura de Perolândia e a Cooperativa Mista Agropecuária Integrada dos Produtores Familiares de Perolândia (Cooperfap), inaugurou, em 19 de fevereiro, às 15h, o Núcleo de Corte, Costura e Artesanato de Perolândia. A iniciativa cria oportunidade de trabalho e renda para 70 cooperados assentados da zona rural de Perolândia, que foram capacitados, receberam consultoria técnica e apoio de infraestrutura para produção. O evento, que reuniu cerca de 200 pessoas, contou com a presença do Prefeito Neldes Beraldo Costa, do superintendente do Polo Araguaia da Odebrecht Agroindustrial, Vitório Bredariol, e de autoridades locais.

Ao longo de seis meses, os integrantes da cooperativa receberam qualificação profissional, sendo capacitados em cooperativismo e associativismo, pelo Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar), e corte e costura industrial, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Eles ainda foram familiarizados com conceitos e práticas como empreendedorismo e layout e plano de negócios, a partir de uma parceria com o Sebratec – serviço em inovação e tecnologia do Sebrae, assegurando a sustentabilidade do negócio – uma célula produtiva baseada na confecção de uniformes e artesanato.

O objetivo do projeto é atender inicialmente às demandas de Perolândia, da Prefeitura, dos postos de saúde, das escolas municipais e faculdades. Existe também a possibilidade de as Unidades Agroindustriais da Odebrecht adquirirem uniformes feitos pela cooperativa. “A concretização da iniciativa, além de gerar emprego e renda para os moradores da zona rural, possibilita a criação de um novo mercado para a região”, declara Carla Pires, responsável por Sustentabilidade na Odebrecht Agroindustrial.

Ainda para possibilitar a comercialização dos produtos e consequentemente a perenidade do projeto, haverá o envolvimento e participação em feiras renomadas de artesanato, como a Feira de Artesanato de Goiânia. Além disso, todo mês é realizada a Feira Cultural de Perolândia e a Feira Cultural de Mineiros, que possibilitam a visibilidade e a comercialização dos artesanatos produzidos pela cooperativa. A sede da cooperativa está localizada no Assentamento Lagoa do Bonfim, parcela 42.