Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 19/02/2014

Escola de Campo Grande fica em 1º em projeto da Embrapa

Ação educativa foi desenvolvida como parte das comemorações dos 40 anos da Embrapa.

Da assessoria

A criatividade de uma professora de Artes, somada ao esforço e à dedicação dos alunos do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Orlandina Oliveira Lima, na MS 080, em Campo Grande, levou a escola a alcançar o 1º lugar - da região Centro-Oeste - na ação educativa desenvolvida como parte das comemorações dos 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A ação foi promovida, no decorrer de 2013, em parceria com instituições de ensino de todas as regiões do Brasil através do desenvolvimento de um projeto de Ciências, com foco em tecnologias das unidades da Embrapa.

A Embrapa Gado de Corte adotou como tema as Boas Práticas Agropecuárias (BPA). O responsável pelo projeto na Unidade, Rodrigo Alva, diz que durante o trabalho decidiu-se restringir a participação na atividade às escolas rurais porque a tecnologia abordada seria mais facilmente multiplicada, tanto na escola quanto em casa, por alunos de escolas rurais do que de urbanas. “Durante a apresentação realizada na Embrapa, a escola conseguiu abordar diversos temas das Boas Práticas Agropecuárias, incluindo esquetes e parodias musicais com vários cenários e figurinos feitos com material reciclável”, destaca.

Para a professora de Artes, Marlei Lorenzoni, foi um desafio liderar um projeto de Ciências. Ela diz que tanto ela quanto os alunos estudaram bastante o tema e construíram a apresentação levando em conta a realidade dos alunos. “É um projeto bem aprofundado que exigiu dedicação. Esse resultado que alcançamos mostra aos alunos que a dedicação pode resultar em grandes recompensas”, declara.

A aluna Andressa Oliveira da Silva, 13 anos, conta que a turma aprendeu muito sobre como cuidar do meio ambiente e essas informações podem ser repassadas para outras pessoas. “Nós começamos a mudar muitos dos nossos hábitos depois que aprendemos e fizemos a apresentação. Estamos muito felizes com esse primeiro lugar. É uma satisfação enorme porque trabalhamos muito nesse projeto”, conclui Andressa.

Além de receber um kit Minibiblioteca da Embrapa e cem kits para alunos contendo mochila ecológica, estojo, caderno, agenda e mouse pad, a escola será representada pela professora e um aluno durante a solenidade do 41º Aniversário da Embrapa, no dia 24 de abril, em Brasília.

Escola

A Escola Orlandina Oliveira Lima está localizada a cerca de 40 quilômetros de Campo Grande. Os 200 alunos das turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental moram nos assentamentos Sucuri, Conquista e Aspargo. A principal atividade econômica desenvolvida nas redondezas é a pecuária de corte, além da pecuária leiteira, criação de avestruz, criação de cavalos, granja e agricultura.