Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 07/11/2012

Agricultores de Bonito e região se preparam para abastecer o turismo

1ª Rodada de Negócios de Agro Alimentos acontece nesta quinta-feira (8)

Da Redação*

A 1ª Rodada de Agro Alimentos, promovida pelo Sebrae no Centro de Convenções de Bonito-MS, acontece nesta quinta-feira (8) com o objetivo de aproximar agricultores e empresas da cadeia do turismo da região – hotéis, bares, restaurantes e passeios.

“Queremos que esses produtores percebam que existem no local canais de comercialização, formados por empresas que têm interesse no produto do agronegócio”, afirma Tetis Maria Gonçalves, assistente técnica do Sebrae no MS.

São esperados 50 participantes – 30 empresas compradoras e 20 ofertantes do projeto “Territórios da Cidadania – Região da Reforma”, que leva às famílias que vivem em assentamentos capacitação para produzir de forma sustentável e planejada, até a comercialização.

Oferta e demanda

O Sebrae atende atualmente cerca de 60 produtores da agricultura familiar na região, além de pequenas agroindústrias; todos localizados nos municípios de Bodoquena, Bonito, Nioaque e Porto Murtinho. A maioria trabalha com hortifruti e realiza a venda por meio de programas governamentais de aquisição de alimentos (PAA/PNAE), em feiras e, em alguns casos, de porta em porta.

A 1ª Rodada de Negócios de Agro Alimentos surgiu para atender a uma demanda identificada após pesquisa da entidade no ano passado, que apontou grande interesse dos empresários em comprar produtos de fornecedores locais – 94,3% dos entrevistados.

Hoje, pouco mais da metade adquire com agricultores da região, enquanto 41,5% compram de outras localidades do Mato Grosso do Sul e outros 7,3% importam de outros Estados.

(*Com informações da assessoria)