Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 14/11/2013

MS é o oitavo do País em recolhimento de embalagens de agrotóxicos

No acumulado de janeiro a outubro, os produtores sul-mato-grossenses devolveram 2.280 t de recipientes.

Do CanaNews

Mato Grosso do Sul é o oitavo estado do País em volume de embalagens vazias de defensivos agrícolas recolhidas. Os dados são do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), que aponta que no acumulado de janeiro a outubro deste ano, os produtores rurais sul-mato-grossenses devolveram 2.280 toneladas de recipientes.

Esse volume é 9% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram recolhidas 2.085 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos no Estado. À frente de Mato Grosso do sul no ranking nacional estão: Mato Grosso (8.306 toneladas), Paraná (4.459 toneladas), São Paulo (4.149 toneladas), Goiás (3.903 toneladas), Rio Grande do Sul (3.272 toneladas), Minas Gerais (2.888 toneladas) e Bahia (2.748 toneladas).

O Inpev

O Inpev representa as empresas fabricantes de defensivos no sistema Campo Limpo. Além das indústrias, compõem a rede de coleta os agricultores que fazem uso dos produtos, as empresas que fazem a comercialização e ainda o poder público.

Lavagem correta

De acordo com o Inpev, 95% das embalagens vazias de defensivos agrícolas colocadas no mercado podem ser recicladas, desde que após o uso dos produtos que contém elas passem pela lavagem correta (tríplice lavagem).

Os recipientes que não passaram pela tríplice lavagem e ainda os que não são laváveis, são incinerados.