Canais de Notícia

Sustentabilidade

Publicada em 30/09/2013

Usina de MT oferece vários serviços em ação social no dia 5

Ação Barralcool será promovida na sede do projeto social da empresa, em Barra do Bugres.

Anderson Viegas

O grupo Barralcool, com sede em Barra do Bugres (MT), dando continuidade as comemorações pelas 30 safras de moagem de cana-de-açúcar, promove no dia 5 de outubro uma grande ação social para o município e região, oferecendo em um mesmo evento vários tipos de serviços gratuitos a população nas áreas de saúde, cidadania, educação e lazer.

A Ação Barralcool será realizada nas instalações do projeto social da empresa, o Doce Vida, no bairro Jardim dos Pássaros, em Barra do Bugres, e será promovido em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). As atividades começam às 8h e vão até às 17h.

Entre os serviços que serão oferecidos estão a emissão de documentos pessoais, como as carteiras de Identidade, de Trabalho e do SUS, a orientação jurídica, do INSS e da Caixa Econômica Federal, além de serem oferecidos atendimento médico, de fisioterapia, de fonoaudiologia, de psicologia e de odontologia. Ainda na área de saúde, no local também serão realizados exames para medir a glicemia.

Os participantes poderão conhecer e participar também do programa Cozinha Brasil, do SESI, e de cursos do Senai, que vão entregar certificados na hora, e saber mais sobre os projetos ambientais do grupo Barralcool, como o Plante Vida e o Óleo do Bem.

Na área de cidade, o público presente terá acesso a serviços de corte de cabelo, manicure, design de sobrancelha, limpeza de pele e massagem relaxante. Para as crianças será montada uma área de lazer a recreação com diversos brinquedos e atividades e onde será feita a distribuição de algodão doce.

O grupo

O grupo foi fundado em 1981, mas iniciou a moagem em 1983, produzindo inicialmente apenas etanol. A partir de 1994, começou a fabricar também açúcar cristal e depois a cogerar bioeletricidade.

Atualmente a empresa emprega cerca de 2,2 mil pessoas e tem capacidade de moagem de 2,6 milhões de toneladas de cana por safra, processando 150 milhões de litros de etanol e 55 mil toneladas de açúcar.

No fim de junho, o diretor-presidente do grupo Barralcool, João Nicolau Petroni, foi um dos homenageados no Prêmio Top Etanol, do Projeto Agora, em razão de sua contribuição para o crescimento do setor sucroenergético nacional.