Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 22/08/2013

Em MS, 8 de cada 10 hectares de milho safrinha já foram colhidos

Colheita já foi encerrada em dez municípios, segundo o Siga.

Anderson Viegas

Dos 1,571 milhão de hectares cultivados com milho na safrinha (safra de inverno) no ciclo 2012/2013 em Mato Grosso do Sul, aproximadamente, 1,347 milhão de hectares, o equivalente a 85,8% do total, já foram colhidos. Os dados são da circular técnica divulgada nesta quarta-feira (21), pelo Serviço de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS).

Dos 26 municípios que concentram a produção do cereal no Estado, dez já haviam encerrado a colheita até sexta-feira passada (16), conforme o Siga. O trabalho está mais adiantado nas regiões Central e Norte, onde a média de áreas colhidas chega a 97,3% e os produtores de oito cidades já encerram os trabalho. No Sul, a média está pouco abaixo, 88% e somente em dois municípios as máquinas já deixaram as lavouras da safrinha.

De acordo com o Siga, a colheita já foi encerrada em Campauã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Fátima do Sul, Jaraguari, Juti, Nova Alvorada do Sul, Pedro Gomes e Sonora.

Os dados divulgados nesta quarta-feira reforçam a previsão feita no início do mês pelo engenheiro agrônomo e analista da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul), Leonardo Carlotto Portalete, que apontava que até por volta de 20 de agosto a maior parte da safrinha já teria sido colhida e que o trabalho deverá ser encerrado até o fim de agosto em todo o Mato Grosso do Sul.