Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 07/05/2013

No primeiro mês de moagem, MS processa mais de 3 mi de t de cana

Todas as 24 unidades do Estado já estão em operação.

Da Redação*

(Com todas as suas 24 usinas em operação, a moagem de cana-de-açúcar está em ritmo acelerado em Mato Grosso do Sul neste primeiro mês de processamento da safra 2013/2014. Segundo a Associação dos Produtores de Bioenergia (Biosul), em abril foram moídas mais de 3 milhões de toneladas de matéria-prima, 273% a mais do que no mesmo período do ciclo 2012/2013.

(Com maior quantidade de cana sendo processada, as usinas também produzem mais açúcar e etanol. A fabricação do alimento, por exemplo, chegou neste primeiro mês a 105,4 mil toneladas, 608% maior do que em abril do ano passado. Já a do etanol anidro chegou a 28,2 milhões de litros, enquanto que no ciclo passado não houve processamento do combustível nestes 30 dias iniciais de moagem.

(Segundo o presidente da Biosul, Roberto Hollanda, o clima chegou a atrapalhar um pouco a moagem na primeira quinzena do mês de abril, mas depois melhorou, possibilitando que as unidades deslanchassem a produção. “Mesmo o fato de a safra passada ter tido um abril muito ruim, não diminui o impacto tão positivo desses dados. Ainda se compararmos com a safra 11/12, a retrasada, a posição em 30 de abril é 40% maior”, concluiu.

(*Com informações da Biosul)