Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 25/03/2013

Expogrande terá dia dedicado a sistemas integrados de produção

Palestras esclarecem dúvidas de produtores no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta.

Fundação MS

Integração Lavoura, Pecuária, Floresta será tema de palestras durante a edição deste ano da Expogrande. O evento tem como objetivo aproximar o produtor rural deste sistema de produção mostrando que além de sustentável, esta é uma forma de aproveitar melhor área da propriedade, aprimorando a produção e gerando lucros.

Dentro da programação, a Fundação MS participa do Dia de Integração ministrando palestras e discussões, trazendo aos produtores rurais informações sobre implantação, manejo e gestão de sistemas de produção integrados na propriedade rural. “Integração é presente, futuro e necessidade da agropecuária no MS” afirma o biólogo e pesquisador da Fundação MS, Alex Melotto.

Objeto de estudos da Fundação MS há mais de 15 anos, os sistemas ILPF ajudam o produtor a diversificar a matriz econômica da propriedade, ou seja, a renda não gira em torno de apenas uma cultura. Além disso, os sistemas integrados otimizam a área, contribuem para a melhorar as condições do solo e aumentar a produção.

“A integração possibilita que a área seja melhor utilizada. No mesmo talhão ou piquete o produtor pode ter lavoura, gado e árvores. Este arranjo pode acontecer com todas as culturas na área ao mesmo tempo, ou cada elemento entra na área em momentos diferentes, ao longo do ano ou ciclo”, explica Melotto.

Durante o ciclo de palestras serão apresentados casos de sucesso, entre eles, o do produtor rural e presidente da Fundação MS Luis Alberto Moraes Novaes, que utiliza o sistema Lavoura-Pecuária e Cana em sua propriedade. “Queremos mostrar ao produtor a viabilidade da integração e como ele pode diversificar a renda de maneira sustentável”, enfatiza Luiz Alberto.

O Dia de Integração acontece no próximo dia 17 de abril, a partir das 7h30, na Acrissul. As inscrições são gratuitas, mais informações pelo telefone 3341-2215.