Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 14/03/2013

Renovação dos canaviais em MS é tema de Dia de Campo da Embrapa

Técnicos de usinas, fornecedores e produtores terão a oportunidade de conhecer e debater a sucessão de culturas em áreas de renovação.

Embrapa

A utilização de culturas oleaginosas, sorgo-sacarino e adubação verde é uma alternativa para áreas de renovação de canaviais. Em Mato Grosso do Sul, especialmente no Centro-Sul do Estado, o tema será debatido no Dia de Campo "Renovação do Canavial: Desafios e Oportunidades". O público-alvo são técnicos da Assistência Técnica e de Extensão Rural (ATER), técnicos de usinas, fornecedores de cana-de-açúcar e produtores de grãos.

O Dia de Campo será na terça-feira, 19 de março, das 12h45 às 17 horas, e iniciará no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) com a palestra do pesquisador Everton Luis Finoto, da Agência Paulista de Tecnologia Agrícola (APTA), que compartilhará a experiência das pesquisas, no Estado de São Paulo, em produção de grãos em áreas de renovação de canavial.

Após a palestra, os participantes visitarão os experimentos, divididos em três estações, localizados na Fazenda Caçula (BR 463, sentido Dourados-Ponta Porã). No local, os participantes poderão conhecer resultados preliminares das pesquisas da Embrapa Agropecuária Oeste, tanto em sistema de preparo convencional quanto em Sistema Plantio Direto (SPD), com cultivares de soja, com o pesquisador Rodrigo Arroyo Garcia; com cultivares de girassol, sorgo-sacarino e cana-de-açúcar colhida após as culturas de renovação, com o pesquisador Cesar José da Silva; e resultados preliminares com três espécies de crotalárias, com o pesquisador Germani Concenço.

O evento é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste, Unidade vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e da Usina São Fernando Açúcar e Álcool, e conta com a parceria da Biosul e da Embrapa Produtos e Mercado – Escritório de Dourados. Local do evento - Embrapa Agropecuária Oeste - BR 163, km 253,6 (sentido Dourados-Caarapó) | Fazenda Caçula - BR 463 (após trevo do aeroporto, sentido Dourados-Ponta Porã).