Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 14/03/2013

Variedades de cana desenvolvidas para o Cerrado são lançadas em MS

CTC lançou quatro novas variedades de cana em Dourados nesta terça-feira.

Anderson Viegas

Três variedades de cana desenvolvidas especialmente para as condições de clima e solo do Cerrado foram lançadas nesta terça-feira (12), pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), em Dourados, Mato Grosso do Sul.

Além das três variedades da série CTC9000, a entidade de pesquisa também apresentou no Estado a cultivar CTC25, que tem como principais características o rápido desenvolvimento, boa produtividade e porte ereto.

A apresentação das novas variedades foi feita dentro da programação da reunião regional que o CTC promoveu no município. O encontro faz parte de uma série de eventos que a instituição está realizado nos principais centros produtores de cana do País.

O gerente regional do CTC em Mato Grosso do Sul, Fernando Páttaro, explicou que a escolha de Dourados para receber a reunião ocorreu em razão do município ser um polo do setor sucroenergético no Estado.

No entorno de Dourados, na região do Cone Sul, está concentrada cerca de 85% da produção de cana de Mato Grosso do Sul. “O CTC atua no Estado desde 2004. Um dos principais focos é no melhoramento genético das variedades que são utilizadas pelas usinas”, explica Pátarro.

Em relação as variedades da série CTC9000, o gerente do CTC no Estado diz que uma das principais característica das cultivares é sua grande resistência ao estresse hídrico. “Elas [variedades] foram testadas em regiões que têm grande déficit hídrico em Goiás. Em Mato Grosso do Sul, como o déficit não é tão grande, apesar de algumas regiões apresentarem qualidade do solo menor, elas devem ter boa adaptação e bom desempenho”, projeta.