Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 05/02/2015

Soja Plus melhora gestão nas propriedades rurais de MS

Programa oferece orientação rural por meio de ações de capacitação, palestras e consultorias.

Da Famasul

O Programa Soja Plus atendeu gratuitamente 257 produtores de soja de Mato Grosso do Sul nos últimos dois anos. Os resultados das atividades fazem parte de um relatório elaborado pelo departamento técnico da Aprosoja/MS – Associação de Produtores de Soja de MS e apresentado no I Workshop de planejamento do programa, realizado nesta quarta-feira (04) em Cuiabá/MT.

O Soja Plus oferece orientação rural aos participantes do programa através de ações como capacitações, palestras, consultoria e distribuição de kits com material didático e itens de segurança. “O traz melhoria gradativa e contínua a partir da disseminação na prática do conceito de gestão na propriedade rural, considerando aspectos ambientais, sociais e econômicos da produção”, explica o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito.

Produtores rurais e gerentes de propriedades participantes receberam em 2013 a primeira etapa do programa, com palestras de temas focados principalmente em gestão rural e legislação trabalhista. O segundo momento é o curso que orienta sobre trabalho com segurança e saúde dos trabalhadores rurais. “No Estado 134 pessoas receberam a capacitação e estão aptos para implantar em suas propriedades um sistema de gestão inovador que visa beneficiar empregador e empregado”, comenta o técnico do departamento de produção da Aprosoja/MS, Raul Roa.

No total, 67 propriedades nos municípios de Amambai, Aral Moreira, Bonito, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Itaporã, Laguna Caarapã, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante e Sonora, receberam visitas técnicas e consultoria individual em 2014.

No Estado, além da Aprosoja/MS, o programa conta com a parceria do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS e a Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS. Participaram do Workshop, em Cuiabá, o presidente da Aprosoja MS, Maurício Saito, e o coordenador do Departamento de Produção do Sistema Famasul, Lucas Galvan.